jardim-santa-marta-site

Salto, 10 de dezembro de 2015

Nesta semana, o vereador Edemilson Pereira dos Santos enviou ofício ao prefeito de Salto, Juvenil Cirelli, encaminhando solicitações dos moradores do bairro Santa Marta. No documento, o vereador destacou alguns itens que são prioridades dos moradores, como por exemplo: segurança, limpeza (áreas públicas e terrenos particulares), transporte coletivo, manutenção no asfalto, construção de lombadas e sinalização de trânsito, além da construção de uma área de lazer.

Segundo Edemilson, com relação à segurança e limpeza foi solicitado mais ronda preventiva através da GCM (Guarda Civil Municipal) e, principalmente, a notificação por parte da Secretaria de Meio Ambiente, para a limpeza de todos os terrenos particulares.

“Os moradores estão cansados de registrar reclamações na Ouvidoria, que nada faz para resolver a situação. A permanência de terrenos com mato alto, entulho, animais peçonhentos, atenta contra o bem estar e a segurança dos cidadãos. Ainda é necessário uma faxinação completa e recolher todos os materiais e entulhos jogados inadequadamente nas vias e terrenos públicos”, destacou o vereador.

Já no quesito transporte coletivo, o vereador disse que desde março aguarda que a prefeitura faça com que o transporte coletivo comece a circular pelos bairros Santa Marta II e III. “No mês citado, estive percorrendo todo o bairro com o diretor de Trânsito e os representantes da Auto Ônibus Nardelli, ficando definido o novo itinerário: Rua Mem de Sá, seguindo pela Bento Maciel Parente, descendo na Gaspar de Abreu Freitas, seguindo pela Álvaro de Souza, e seguindo a Avenida Capitanias Hereditárias, subindo a Aires da Cunha, ligando o bairro Nossa Senhora do Monte Serrat. Essas foram as definições, inclusive, os pontos já estão demarcados, mas falta a prefeitura fazer sua parte, quanto aos pontos em áreas públicas, que é colocar concreto e autorizar o serviço começar. Os moradores têm que andar mais de dois quilômetros para poder chegar ao ponto mais próximo que é na Avenida Roque Lazzazera e isso não podemos mais permitir, tendo em vista que desde o ano passado este assunto vem sendo debatido nas reuniões do Conselho de trânsito e Transportes. Este é o segundo reajuste da tarifa, com a promessa que todo o bairro será atendido, porém nada é cumprido”, disse Edemilson.

Conforme destacou o vereador, desde 2013, ele está apontando - através de ofícios ao secretário de Desenvolvimento Urbano - o péssimo estado das ruas Pero Lopes de Souza e Pero Góes da Silveira. “A rua Pero Góes da Silveira não teve o asfalto da rua concluído. Faltaram cerca de 10 metros, além de calçada na área verde, que faltou em média 15 metros. Já a rua Pero Lopes de Souza, o asfalto esta em péssima condições, buracos e obstáculos por toda extensão”, enfatizou.

Também no documento, consta a solicitação da construção de canaletas de concreto nos pontos mais críticos do bairro Santa Marta: Duarte Coelho, esquina com a Roque Lazzazera, Estácio de Sá e Antônio Cardoso de Barros. “Outro cruzamento que é necessário é entre a Avenida das Capitanias Hereditárias com a rua Donatário João de Barros. As canaletas serviram para facilitar o escoamento de água que ficam acumuladas no asfalto nestes locais. Estes pontos o asfalto sofre maior desgaste, provocado pela ação do tempo, tráfego de veículos pesados e o excesso de água da chuva ou das residências”, disse.

melhorias-jardim-santa-marta-site

Com relação às bocas de lobos entupidas, o vereador apontou que no final da rua Álvaro da Costa, no Jd. Santa Marta, próximo a esquina da rua Belchior Carvalho, existem duas bocas de lobo que estão entupidas. “Infelizmente, o volume de entulhos espalhados pelos bairros é muito grande, entope as linhas e bocas de lobo, transformando a vida das pessoas em um grande sofrimento. Alguns munícipes não têm consciência que jogar entulho em ruas ou mesmo em áreas verdes pode entupir bueiros e gerar todo este transtorno”.

Sobre a construção de lombadas e sinalização de trânsito, o vereador destacou que é necessário que o Departamento de Trânsito disponibilize placas de sinalização de trânsito, principalmente as de solo, nas ruas do bairro Jardim Santa Marta, além da construção de lombadas. “Ressalto que para esta solicitação seja dada uma atenção especial, tendo em vista a abertura da Rua Roque Lazzazera, para o loteamento em construção com acesso ao Parque Laguna e Rua Japão, no Jardim das Nações, visto que aumentou consideravelmente o abuso de velocidade nesta via principal do Jardim Santa Marta, até o final da mesma”, disse Edemilson.

Para finalizar, o vereador também destacou no ofício que os moradores do bairro solicitam a construção de uma área de lazer no bairro Santa Marta, entre as ruas Duarte Coelho, Bento Maciel Parente e Mem de Sá, ao lado da CEMUS XII - Profª Antonieta de Campos Buldrin Sontag. “Os moradores desta região solicitam a construção de uma praça com quadras para praticar esportes, há quadra de areia neste local que só serve para descarte de entulhos e acúmulo de mato. Um espaço de lazer, além de preservar o bem público, contribuirá na melhoria da qualidade de vida e convivência comunitária”, enfatizou.