Vereador-Edemilson-fiscaliza-descartes-medicamentos

Salto, 23 de outubro de 2015

No último sábado (17), houve o descarte incorreto de produtos utilizados em clínicas, incluindo materiais com vestígios de sangue na rua Marechal Deodoro, esquina com a Teotônio Correa, Vila Nova. Os moradores contataram o vereador Edemilson Santos que compareceu ao local e em seguida, este acionou a Guarda Civil Municipal para registro da ocorrência e também o secretário de Meio Ambiente. A empresa CSO Ambiental fez o recolhimento dos produtos.

Já na manhã de quinta-feira (22), os moradores da rua Bulgária, Jardim das Nações denunciaram ao vereador mais um descarte ilegal no contêiner em frente ao número 99. Desta vez se tratavam de várias caixas de medicamentos diversos (amostras grátis) vencidos.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente foi acionada pelo vereador para ir até o endereço, sendo cobrados procedimentos para apuração das origens desses produtos descartados, sendo que das ocorrências foi possível verificar as identificações dos responsáveis pelos produtos. Neste caso, a CSO também realizou a coleta apropriada.

O vereador Edemilson Santos, que preside a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, orienta a população a denunciar quando verificar qualquer irregularidade, acionando tanto a Polícia Militar ou GCM, pois se trata de um crime ambiental. “Esses medicamentos ou produtos oriundos de clínicas, consultórios ou hospitais, apresentam riscos de contaminação tanto à saúde pública quanto ao meio ambiente. Estes produtos devem ser enviados para aterros sanitários que tenham especificação para esse fim. A empresa CSO, responsável pela limpeza pública da cidade é responsável pelo serviço, portanto, as pessoas precisam ter consciência de não descartar em qualquer lugar”, declarou o vereador.

“Já estou estudando junto à assessoria jurídica da Casa de Leis, uma lei específica disciplinando o descarte, recolhimento e destinação de medicamentos vencidos ou não, assim como remédios de uso veterinário”, completou.