Edemilson-providencias-Cetesb-sobre-poluição-no-rio-Jundiai

Salto, 15 de outubro de 2015

Nesta quinta-feira, dia 15, o vereador Edemilson Pereira dos Santos encaminhou ofício para a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo (Cetesb), solicitando ao gerente da Cetesb Jundiaí, Domênico Tremaroli, que sejam tomadas as atitudes devidas contra a empresa Eucatex, por efetuar o despejo irregular ou transbordamento dos resíduos com esgoto e partículas de pó de madeira, no rio Jundiaí desde a manhã de quarta feira, dia 14.

“Fui procurado na manhã desta quinta-feira, por diversos cidadãos que estavam na praça Largo do São João, próximo ao rio Jundiaí, que estão cansados de ver a empresa negligenciado a forma de despejo do produto e nada é resolvido”, ressaltou o vereador.

Segundo Edemilson, na última terça feira, dia 13, foi aprovado na Câmara Municipal o Relatório Final da Comissão Especial de Inquérito, instituída a partir do Requerimento nº 361/2014 e composta por meio da Portaria nº 19/2014, que durante 14 meses de sua atividade, os vereadores fizeram diversas denúncias sobre este problema, inclusive ocasionando multas para a empresa, sendo de 7 mil UFESP (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) e de 15 mil UFESP pelo mesmo fato que está ocorrendo no dia de hoje.

“Por volta das 11h, comuniquei a Cetesb, na pessoa da Rachel Antas Bugalhos e conforme solicitado, o número do Registro de Reclamação da População - RRP 36004946, tendo sido encaminhado ao setor técnico para providências. Também solicitei a presença do secretário de Meio Ambiente, João de Conti Neto, que este presente e registrou também através de fotos o ocorrido. Sendo assim, é necessária a auditoria ambiental para as devidas penalizações pelo desastre ambiental em curso, além do desrespeito com a vida aquática e danos à saúde da comunidade”, destacou o vereador.