vereador-edemilson-animais-abandonados

O Vereador Edemilson Santos foi contatado pela vice-presidente da Associação Protetora dos Animais, Maria Zancheta, na penúltima semana de julho, sobre denúncias referentes a maus tratos de animais em uma propriedade na região do Guaraú.

Acompanhado de protetoras de animais, Sônia Granito e Genovena, o Vereador Edemilson realizou a fiscalização no local, próximo à Cerâmica Guaraú e do Pontilhão da linha férrea, onde diversos porcos (entre filhotes e adultos) estavam abandonados, sem alimentação, em chiqueiros ou curral, além de três cães. O fato foi registrado por fotos e filmagens e os animais alimentados por eles.

Na manhã de domingo, 26 de julho, o Vereador esteve no local novamente acompanhado da Guarda Civil Municipal, onde também puderam constatar que os animais continuavam passando por dificuldades, sem sinal do dono pela localidade. Segundo o vereador, cerca de 30 animais arrebentaram a cerca em busca de comida e água.

Com a fiscalização em andamento, o dono dos cães apareceu e fez o recolhimento dos mesmos, restando às providências junto aos porcos.          Edemilson manteve contato com o Departamento de Zoonoses, através dos representantes Ricardo Guimarães Rangel e Caio Picinin, para a verificação do caso, em vista da negligência e abandono do proprietário.

“Presenciei os animais comendo saquinhos plásticos, por falta de alimento. Lamentável como o proprietário mantinha os animais, causando sofrimento e dano. Era evidente a prática cruel, desumana e criminosa. Todos os tipos de animais são protegidos pela lei, que prevê detenção de três meses a um ano, além de multa àquele que realiza tal crime”, declara o Representante do Legislativo.

Sendo assim, foi feito a fiscalização pelo setor, onde foi constatado que tinham 25 animais adultos e 17 filhotes e foi justificado pelo proprietário que o seu veículo estava quebrado e não conseguia ir até o local.

Diante disso, foi lavrado o termo de notificação para a retirada dos animais e no último sábado (01), obedecendo à determinação, os animais foram retirados dali e levados para um sítio na cidade de Itu.

Na oportunidade, o Vereador agradeceu o apoio de Departamento de Zoonoses, assim como as protetoras envolvidas e alerta a população que continue denunciando qualquer tipo de maus tratos contra os animais.

Fotos: Vereador Edemilson