44 sessao ordinaria 2022 1

Salto, 1º de dezembro de 2022

Na terça-feira, dia 29, a Câmara da Estância Turística de Salto realizou a 44ª Sessão Ordinária de 2022.

Tribuna Livre – A cidadã Maria Aparecida Silva Lima fez uso da tribuna livre para discutir sobre a falta de inclusão escolar das crianças com deficiências. Ela afirmou que cerca de 200 crianças com diferentes deficiências são atendidas pelos Cemus em Salto. Também ressaltou a importância do trabalho realizado pelo Instituto Zoom no atendimento prestado aos autistas.

tribuna livre maria aparecida 1

Na área da educação, Maria Aparecida destacou que “a participação dos pais nesse processo é de extrema importância”, solicitou que haja “capacitação constante para os profissionais da rede de ensino e suas equipes em relação ao atendimento para crianças com deficiência; livros sobre deficiências variadas disponíveis nas bibliotecas dos Cemus para os professores e que sejam tema constante nas reuniões; materiais específicos para professores prepararem aulas de qualidade para essas crianças, de acordo com a necessidades de cada uma delas; menos relatórios burocráticos para professores e mais tempo para preparo dessas aulas de qualidade e valorização do desenvolvimento das atividades e resultados alcançados” e falou sobre a importância de se “fazer projetos para que outras crianças entendam e aceitem os amigos especiais dentro das escolas”.

No campo da saúde, “é necessário que a cidade esteja preparada e equipada para um atendimento diferenciado nos postos de saúde”, segundo ela, com “uma sala, em um dos postos de saúde da cidade, com profissionais preparados para atendimento das crianças com deficiências nas áreas de neuropediatria, fonoaudiologia e fisioterapia”, pois locomover-se para outra cidade em busca desses profissionais leva tempo e, muitas vezes, a criança chega lá cansada, não aproveitando todo o atendimento oferecido.

tribuna livre tom luiz 1

Tribuna Livre – O cidadão Wellington Luiz Caposi fez uso da tribuna livre para posicionar sobre o show do padre Fábio de Melo na cidade. Wellington falou sobre o trabalho do portal Terra Tavares nos âmbitos jornalístico e de produção cultural, destacando os 27 eventos gratuitos realizados no Pavilhão das Artes neste ano – como o Salto Beer’s, o Festival da Empada Frita e o Festival da Cerveja Artesanal –, contando sempre com a participação de 100 a 150 pessoas envolvidas na organização de cada evento, incluindo os trabalhadores freelancers que, estando desempregados, recebem cerca de R$ 150 por dia no fim de semana do evento.

O jornalista explicou que sua primeira atitude, quando decidiu trazer o show do padre Fábio de Melo para Salto, foi procurar o então secretário municipal de Negócios Jurídicos, Amilton Luiz de Arruda Sampaio, e seu então chefe de Gabinete, Marcello Alckmin de Carvalho. Em seguida, a empresa abriu um processo administrativo no Atende Fácil, solicitando o uso do espaço público (Pavilhão das Artes) para a realização do evento. Segundo Wellington, o prefeito pediu a opinião de todas as secretarias envolvidas, as quais deram aval positivo para o pedido.

A escolha do Pavilhão das Artes se deu, de acordo com o jornalista, por conta da falta de um local próprio para a realização de grandes eventos no município. E, conforme ele explicou, todas as exigências legais estavam sendo cumpridas, como presença de ambulância e polícia militar, AVCB e alvará provisórios e outras.

No entanto, devido às perseguições e repercussões negativas que foram surgindo, praticadas por veículos de imprensa da cidade e outras pessoas, optou-se, em comum acordo com a produção do artista em questão, pelo cancelamento do show, o qual teria um custo de R$ 230 mil.

Wellington pontuou que, quando o parque de diversões se instala no Pavilhão das Artes, é cobrado ingresso, bem como já houve a presença de um circo no Ginásio Municipal que cobrou ingresso, além do Estádio Municipal, onde é preciso pagar uma taxa para jogar uma partida no local e também é possível cobrar ingresso de quem quiser assistir.

“Uma outra questão: por que não é graça? Porque não é um evento da prefeitura. Eu não me apoderei de um evento público e o tornei privado. Há uma diferença crucial nisso”, explicou, salientando que, “por causa de uma meia dúzia”, perdem as caravanas que viriam de fora, os hotéis que já contavam com reservas, a Associação Salto Arte (que teria espaço no local do show), os jovens da Paróquia São Benedito (que estariam administrando a venda de água e refrigerante, para arrecadar dinheiro para um evento social).

44 sessao ordinaria 2022 2

Confira os Roteiros das sessões ordinárias:

www.camarasalto.sp.gov.br/sessoes/roteiros-das-sessoes

Veja na íntegra os Projetos, Requerimentos e Indicações:

www.camarasalto.sp.gov.br/proposituras-dos-vereadores

Acompanhe a tramitação das proposituras e votações:

www.camarasalto.sp.gov.br/sessoes/votacao-tramitacao-dos-projetos

 

- PROJETOS APRESENTADOS PELOS VEREADORES:

- Emenda Substitutiva ao Projeto de Lei nº 88/2022 – Comissão Mista (Justiça e Organização) – Altera a denominação das ruas 02, 05, 10 e 16 do artigo 1º.

- Emenda Substitutiva e Aditiva nº 01 ao PR nº 07/2022 – Comissão Justiça e Redação – Fica acrescido o item 1 ao parágrafo 3º no artigo 49, altera o anexo III.

- Emenda Substitutiva e Supressiva nº 01 ao PR nº 08/2022 – Comissão Justiça e Redação – Altera a redação do artigo 33, inciso III, do inciso I do artigo 35 e do artigo 38, e suprime o inciso VI do artigo 35.

 

- PROJETOS APRESENTADOS PELA PREFEITURA:

- Projeto de Lei nº 98/2022 – Prefeitura Municipal – Altera o piso salarial das carreiras que especifica.

 

**Na Ordem do Dia, constou a seguinte propositura para ser votada:

- Projeto de Lei nº 92/2022 – Prefeitura Municipal – Altera a redação do artigo 25 da Lei Municipal nº 2810, de 16 de maio de 2007, para dispor sobre a jornada de trabalho dos integrantes do Quadro do Magistério na Estância Turística de Salto. VOTADO E APROVADO.

 

**Informamos que a próxima sessão ordinária será realizada na quarta-feira (dia 07), às 14h00, em virtude da possibilidade de haver jogo da Seleção Brasileira de Futebol na terça-feira, pelas oitavas de final da Copa do Mundo 2022.

 

**Para a 45ª sessão ordinária, foi convocada a seguinte propositura para ser votada:

- Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 01/2022 – autoria da Prefeitura – Modifica a redação do Parágrafo único do artigo 91 da Lei Orgânica do Município.

 

**Confira na íntegra o vídeo da 44ª Sessão Ordinária de 2022:

TV Web: https://bit.ly/3u8Xxro

Facebook: https://bit.ly/3AUF1XJ