evento investe salto 04 08 2022 4

Salto, 08 de agosto de 2022

Na quinta-feira, dia 04, a Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento da Câmara de Salto promoveu um painel para discutir o Projeto de Lei nº 54/2022, de autoria da Prefeitura, que “Institui o Programa Investe Salto, de incentivos a investimentos e geração de trabalho na Estância Turística de Salto”. O evento foi realizado na Sala Paulo Freire (Centro de Educação e Cultura).

Projeto – De acordo com a propositura, a qual está tramitando na Casa de Leis e deve ser convocada em breve para votação e discussão em plenário, o Programa Investe Salto estabelece políticas de incentivo ao investimento econômico e à geração de trabalho, pelo qual o Poder Executivo Municipal poderá conceder benefícios fiscais, tributários e administrativos a empreendimentos que venham a ser implementados ou ampliados no município.

Workshops – Inicialmente, o presidente da Comissão, vereador Fabio Jorge, fez uma breve apresentação mostrando números relacionados a Salto, com uma abordagem geral do assunto.

evento investe salto 04 08 2022 8

evento investe salto 04 08 2022 5 Elton Freitas

Em seguida, Elton Freitas (gerente de produto de inteligência competitiva no Observatório da Indústria da FIEC), e que possui mais de 15 anos de experiência em análise de dados, estudos e pesquisas - ministrou o workshop: “Atlas da complexidade econômica”. Em sua fala, comentou que a economia cresce através da capacidade de produzir novos e melhores produtos, citando estratégias de consolidação e exibiu uma tabela com produtos da região que estão crescendo no mercado em ritmo superior ao dos concorrentes.

evento investe salto 04 08 2022 10 Mariana Aldrigui

Na sequência, Mariana Aldrigui (presidente do Conselho de Turismo Fecomercio-SP). Atua em turismo há mais de 25 anos, e desde 2005 é professora doutora e pesquisadora vinculada à Universidade de São Paulo. Dedica suas pesquisas à compreensão do papel do turismo no Brasil, combinando aspectos políticos, econômicos e sociais – apresentou o tema: “Incentivos fiscais para o setor do turismo local”. Durante sua explanação, falou da importância de qualificar a visitação, aquecer o comércio da cidade, além de citar tendências do mercado.

evento investe salto 04 08 2022 11 renato de barros

Já o tema “O case de sucesso do Governo de São Paulo – INVESTSP” foi abordado por Renato de Barros Silva (gerente de Prospecção de Negócios, Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade - Investe São Paulo). Na apresentação, explicou o funcionamento do programa, com a orientação às empresas, verificação de infraestrutura e incentivos dos municipais, realizando mentorias, entre outras atividades e serviços.

evento investe salto 04 08 2022 14 cybele cameron

O encontro também contou com a participação de Cybele Cameron (diretora regional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Sorocaba), a qual discorreu sobre o comprometimento e cooperação que deve haver entre os municípios e as empresas; dando como sugestão prática o fluxo de divulgação de vagas no PAT (Posto de Atendimento do Trabalhador).

evento investe salto 04 08 2022 19 jose alberto nassur

O workshop com tema “Case de sucesso em incentivos fiscais – São José dos Campos”, foi ministrado por José Alberto Nassur (representante de SJC no setor de Inovação e Desenvolvimento Econômico). Profissional do mercado financeiro e administrativo com 40 anos de experiência, atuando nos segmentos de banco de varejo, microcrédito, organizações sociais e serviço público. Na oportunidade, pontuou a respeito das leis municipais, mencionando as cadeias produtivas dos setores e prazos de isenção.

evento investe salto 04 08 2022 22

Em seguida foi tratado o tema “Empresas de Tecnologia e a Nova Economia” por Nelson Cancellara (presidente do Parque Tecnológico de Sorocaba), que ressaltou o fato das prefeituras conseguirem maior arrecadação concedendo incentivos fiscais, salientando o crescimento do número de empresas instaladas no Parque. E, falou das leis para startups e necessidade das leis se adaptarem conforme as demandas do município.

evento investe salto 04 08 2022 26 prefeito de salto

Por fim, o prefeito de Salto, Laerte Sonsin Júnior, fez uma apresentação do Projeto de Lei (Investe Salto), falando das leis atuais e benefícios que estão sendo propostos às empresas, as quais podem estar em ramos de atividades – como industrial, serviços, varejista, cultural, educacional, entre outros; e ainda como vai funcionar o sistema de pontuação.

evento investe salto 04 08 2022 34 comissao

evento investe salto 04 08 2022 32

O evento contou com a participação dos vereadores que integram a Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento da Câmara de Salto, sendo eles: Fabio Jorge Rodrigues (presidente da comissão), Daniel Bertani (relator) e José Benedito de carvalho “Macaia” (membro). E, com a presença dos vereadores: Cícero Landim (presidente do Legislativo Saltense) e Gideon Tavares; além do vice-prefeito Edemilson Santos, secretários municipais, representantes de associações, instituições de ensino, empresários e membros de conselhos municipais.