premiados autoridades premio camara

Salto, 15 de junho de 2022

Na noite de terça-feira, dia 14, na Sala Palma de Ouro, a Câmara da Estância Turística de Salto e a Prefeitura da Estância Turística de Salto, por intermédio das Secretarias Municipais de Educação e de Meio Ambiente, realizaram a solenidade de premiação dos trabalhos vencedores do XXI Prêmio Câmara de Meio Ambiente, cujo tema em 2022 foi “Descarte de materiais: Faça da maneira correta e colabore com o meio ambiente”. A cerimônia foi aberta ao público e contou com a participação dos vencedores nas categorias do prêmio e seus acompanhantes, representantes das escolas com alunos vencedores e membros dos poderes Legislativo e Executivo de Salto.

Neste ano, 823 trabalhos foram inscritos por alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas e privadas de Salto, nas modalidades Desenho, Cartaz e Texto Dissertativo-Argumentativo. A modalidade Fotografia foi aberta à participação de todas as pessoas interessadas, sejam elas profissionais ou amadoras. Os premiados receberam um certificado, um brinde fornecido pela CSO Ambiental de Salto – apoiadora do evento – e uma muda de ipê, árvore-símbolo do município conforme lei municipal de 2007, fornecida pela Secretaria de Meio Ambiente. A Eucatex Florestal patrocinou a cenografia do evento.

No início da solenidade, os alunos do Cemus IV “Prof. Odilo Della Paschoa” fizeram uma apresentação ressaltando o descarte consciente de materiais e foi exibido um vídeo com uma seleção dos trabalhos recebidos nesta edição do Prêmio Câmara.

Em outro momento da cerimônia, houve a apresentação de uma canção pelo coral em Libras (Língua Brasileira de Sinais) formado por alunos do Cemus X “João Batista Ferrari”. O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Educação e a Aspas (Associação Saltense de Pais e Amigos dos Surdos), que está oferecendo aulas de Libras para os alunos do ensino regular.

E, antes do encerramento da solenidade, os alunos dos sextos anos da Escola Municipal Integral “Maria Constança de Miranda Campos” – unidade em extensão do Cemus I “Prof. João Batista Dalla Vecchia” – apresentaram um exercício teatral com paisagem sonora, com o objetivo de levar o espectador a outro espaço/tempo por meio de estímulos auditivos, ativando a imaginação e as memórias registradas em cada um de nós.

Premiações das categorias – Os alunos premiados na modalidade Desenho foram Heloísa Giuzio Meira de Souza Tamarossi (Cemus I “Prof. João Batista Dalla Vecchia”), Diego Lucca Oliveira da Silva (Escola Estadual “Prof.ª Iracema Pinheiro Franco”) e Maria Cecília Massoca Fulaz de Oliveira (Colégio Sapiência).

desenho heloisa cemus 1

Heloísa Giuzio Meira de Souza Tamarossi

 

desenho diego iracema

Diego Lucca Oliveira da Silva

 

desenho maria cecilia sapiencia

Maria Cecília Massoca Fulaz de Oliveira

 

Na modalidade Cartaz, as alunas premiadas foram Rebeca de Oliveira Sena (Cemus V “Luiz Rodrigues de Almeida”), Isabelly Teodoro Moreira da Silva (Escola Estadual “Prof.ª Mirinha Tonello”) e Giovana Xavier Caji (Colégio Anglo Salto).

cartaz rebeca cemus 5

Rebeca de Oliveira Sena

 

cartaz isabelly mirinha

Isabelly Teodoro Moreira da Silva

 

cartaz giovana anglo

Giovana Xavier Caji

 

A Comissão Julgadora também decidiu conceder algumas menções honrosas para alguns trabalhos na categoria Cartaz, todos do Cemus V “Luiz Rodrigues de Almeida. Receberam as menções honrosas o aluno Leonardo Henrique Góes Silva de Oliveira, o estudante com deficiência visual Abraão do Rosário Machado e a profissional de apoio escolar Amanda Cássia da Silva, que auxiliou Abraão na confecção do cartaz. Além do certificado comum que foi entregue aos demais vencedores, Abraão recebeu um certificado em braile.

cartaz leonardo cemus 5

Leonardo Henrique Góes Silva de Oliveira

 

cartaz abraao amanda cemus 5

Amanda Cássia da Silva e Abraão do Rosário Machado

 

A modalidade Fotografia teve como premiada Benedita Aparecida Rodrigues, aluna da EJA – Educação de Jovens e Adultos – do Cemus V “Luiz Rodrigues de Almeida”.

fotografia benedita cemus 5

Benedita Aparecida Rodrigues

 

As vencedoras na modalidade Texto Dissertativo-Argumentativo foram Pietra da Silva Coltro (Escola Sagrada Família), Kemelly Pereira da Silva (Colégio Anglo Salto) e Sabrina Marx (Colégio Prudente de Moraes). As redações das alunas foram lidas, respectivamente, pelas professoras Cristiane Matos, Elisângela Santos e Ana Ribeiro.

redacao pietra sagrada familia

Pietra da Silva Coltro

 

redacao kemelly anglo

Kemelly Pereira da Silva

 

redacao sabrina prudente

Sabrina Marx

 

“Prêmio Câmara Especial” – O “Prêmio Câmara Especial de Meio Ambiente”, que a cada ano é concedido a uma instituição, entidade, empresa ou profissional que se destaca na defesa do meio ambiente, foi entregue este ano à empresa CR Ambiental, que atua no ramo de gestão de resíduos recicláveis e foi representada na solenidade por seu proprietário Ed Cleiton Nunes da Silva, conhecido como “Cleiton Reciclagem”.

A CR Ambiental atende tanto pessoas físicas que levam materiais recicláveis para serem comprados pela empresa – inclusive catadores – quanto pessoas jurídicas – pequenas e grandes empresas de Salto e região –, fazendo também a coleta seletiva em condomínios empresariais e residenciais. Atualmente, a CR Ambiental conta com cerca de 20 colaboradores diretos e indiretos, treinados e preparados para fazer a triagem dos resíduos no depósito da empresa, sendo que 95% dos materiais que chegam são reciclados e reutilizados, tornando-se matérias-primas novamente, aproveitadas por empresas parceiras do ramo de siderurgia, fábricas de papelão, empresas recicladoras de plástico, vidro e madeira. Apenas 5% dos materiais são destinados a aterros específicos.

premio camara especial cr ambiental

Ed Cleiton Nunes da Silva “Cleiton Reciclagem” (CR Ambiental)

 

Título “Empresa Amiga do Meio Ambiente” – Durante a solenidade, também foi feita a entrega do Título “Empresa Amiga do Meio Ambiente” à empresa Granova-Prata, representada na solenidade pelos irmãos e proprietários Mauro Martins de Campos e Fábio Martins de Campos. A entrega dessa homenagem foi instituída por meio do Decreto Legislativo nº 01/2021 – de autoria do vereador Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel” –, o qual dispõe que a Câmara de Salto concederá tal honraria “aos estabelecimentos empresariais que adotem política interna referente ao meio ambiente, que desenvolvam, participem de iniciativas e/ou contribuam com ações e projetos para a proteção do meio ambiente”.

A Granova-Prata – grupo empresarial do ramo de incorporação imobiliária –, por meio do projeto socioambiental “Produzindo Água”, promove o plantio de mudas nativas, muitas vezes em APPs (áreas de preservação permanente), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente. O projeto teve início em junho de 2014, e já foram realizadas 22 atividades de plantios até março deste ano, totalizando 21.220 mudas plantadas. Até o momento, participaram de todos esses plantios entre 2.500 e 3.000 crianças e adolescentes, a maioria alunos de escolas públicas. Além de outras atividades, o projeto realiza três plantios anuais em datas específicas: Dia Mundial da Água (22 de março), Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho) e Dia da Árvore (21 de setembro).

titulo empresa amiga granova prata

Mauro Martins de Campos e Fábio Martins de Campos (Granova-Prata)

 

Autoridades presentes – Fizeram uso da palavra durante a cerimônia a diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação, Celene Groninger da Silva – representando a secretária de Educação, Anna Noronha Fávaro, que não pôde comparecer; o secretário de Meio Ambiente, Oswaldo Dalla Vecchia; o presidente da Câmara, Cícero Landim; o vice-prefeito Edemilson Santos; e o prefeito Laerte Sonsin.

Também compareceram à solenidade os vereadores Alessandro Dernival da Silva, Antônio Cordeiro dos Santos, Daniel Fraga Moreira Bertani, Edival Pereira Rosa “Preto”, Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel”, Fabio Jorge, Gideon Tavares, Henrique Balseiros Chamosa Neto, José Benedito de Carvalho “Macaia” e Vinícius Saudino de Moraes. E, ainda, o secretário de Governo, Arildo Guadagnini; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sandro Roberto Stivanelli; o chefe de Gabinete da Secretaria de Meio Ambiente, Flávio Garcia; e a chefe de Gabinete da Secretaria de Educação, Ermínia Marice Fávero.

Representando as empresas apoiadoras do XXI Prêmio Câmara, compareceram o gestor operacional da CSO Ambiental, Filipe Perez; a coordenadora ambiental da CSO Ambiental, Heloísa Driely Victor; o diretor da Eucatex Florestal, Hernon José Ferreira; e o supervisor de planejamento da Eucatex Florestal, Cristiano Coutinho Silva.

Esteve presente também o professor e ex-vereador Antonio Luciano Zinsly – criador do Prêmio Câmara no ano de 2001 e representando a dirigente Regional de Ensino da Região de Itu, professora Josimarie Júlio. Compareceram ainda o secretário do Conselho Municipal de Educação, Rodrigo Lucas de Oliveira; o presidente da Aspas (Associação Saltense de Pais e Amigos dos Surdos), Elias Ribeiro; e o vice-presidente da Acias (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Salto), Paulo Takeyama.

 

**Confira na íntegra o vídeo da solenidade do XXI Prêmio Câmara de Meio Ambiente: https://bit.ly/39Af7Om