reuniao secretario meio ambiente 4

Salto, 10 de junho de 2022

Os vereadores da Câmara de Salto se reuniram na sexta-feira, dia 10, com o secretário de Meio Ambiente, Oswaldo Antônio Dalla Vecchia, o qual fez uma prestação de contas das atividades da secretaria que comanda, estando acompanhado pela veterinária Luciana Aparecida Soares, e os estagiários Vinícius Emanuel Brito Lima e Emanuele da Silva Rocha.

A reunião foi agendada em atendimento à Lei Orgânica do Município, que em seu artigo 73, parágrafo 4º – acrescido pela Emenda à LOM nº 01/2021 –, dispõe que “Caberá a cada Secretário Municipal, semestralmente, comparecer perante a Comissão Permanente da Câmara Municipal a que estejam afetas as atribuições de sua Pasta, para prestação de contas, bem como demonstrar e avaliar o desenvolvimento de ações, programas e metas da Secretaria correspondente”.

Inicialmente, o secretário mostrou os dados referentes às demandas atendidas na Ouvidoria, enfatizando tratar de um canal direto que o cidadão tem com a Prefeitura e que os pedidos são atendidos dentro dos prazos.

reuniao secretario meio ambiente 5

Sobre a Comissão Municipal de Educação Ambiental (CMEA), ressaltou-se que o objetivo é cada vez mais conscientizar a população e fomentar o conhecimento sobre educação ambiental. Já no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) são apresentados os problemas e apontadas soluções dos temas de caráter ambiental, repassando as atividades desenvolvidas pela Secretaria.

Com relação ao Licenciamento Ambiental Municipalizado, foi dito que a intenção é, após uma reestruturação do corpo técnico, agregar mais conhecimento aos servidores envolvidos e benefícios para a cidade, citando a geração de recursos, agilidade nos processos e maior interesse de empresas se instalarem no município.

Na oportunidade, o secretário também falou da avaliação ambiental dos projetos dos novos empreendimentos imobiliários e ações de fiscalização de mato alto, queimadas e descarte irregular.

Outro assunto abordado foi a informalidade na coleta e acúmulo de resíduos recicláveis, mencionando que esta prática pode comprometer a saúde pública, uma vez que o acúmulo de água em  entulhos pode servir de criadouro para o Aedes Aegypti e os materiais acumulados a céu aberto se tornam abrigo para diversos animais peçonhentos.

Oswaldo reforçou que o Parque do Lago recebe várias intervenções e melhorias, seguindo o conceito de santuário da vida silvestre – com recomposição da vegetação; limpeza; manutenção; retirada da vegetação aquática e construção de vertedouro.

Durante o encontro, ainda foi dado destaque à recomposição arbórea das APPs (Áreas de Preservação Permanente), ampliando o contato com empresas para que haja parcerias no plantio de mudas de árvores.

reuniao secretario meio ambiente 3

Na apresentação constaram informações do Programa Município Verde Azul (PMVA), criado em 2007 pelo governo estadual. Os municípios são avaliados por critérios compostos por dez diretivas, por exemplo, a gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo e esgoto tratado. O secretário elencou algumas ações que vem sendo efetivadas, entre elas: visitas monitoradas por técnicos da Secretaria do Meio Ambiente no Aterro Municipal e na Estação de Tratamento de Esgoto; projeto Plantando Vida (famílias de recém-nascidos receberam mudas de árvores); e a criação e disponibilização de vídeos sobre compostagem, filtros ecológicos, queimadas, nascente modelo, entre outros.

Na ocasião, a veterinária Luciana comentou sobre a saúde e bem-estar animal, e os procedimentos para o resgate, assistência veterinária, readaptação e reintrodução na mata de animais silvestres; bem como a importância de serem trabalhados junto à comunidade os aspectos de guarda responsável de animais.

Os vereadores puderam fazer questionamentos, devidamente respondidos pelos integrantes da Secretaria de Meio Ambiente. A reunião foi conduzida pelo presidente da Câmara, Cícero Landim, e teve a presença dos vereadores Edival pereira Rosa “Preto”, Daniel Bertani, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Gideon Tavares, Alessandro Dernival da Silva e Henrique Balseiros Chamosa Neto.

**Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://bit.ly/3tsAJTU

Facebook: https://bit.ly/3tvBqeZ