vereador cordeiro denuncia ao mp

Salto, 08 de junho de 2022

O vereador Antônio Cordeiro dos Santos protocolou nesta semana a quinta denúncia ao Ministério Público contra o prefeito de Salto, Laerte Sonsin Júnior, e sua gestão.

Desta vez, o foco foi o contrato sem licitação firmado com uma empresa, no valor de R$ 675 mil (seiscentos e setenta e cinco mil reais), para trabalhos cenográficos no Parque Rocha Moutonnée, onde há diversas réplicas de dinossauros.

Segundo Cordeiro, a intenção é que o MP avalie a contratação desta empresa e se realmente há condições para o contrato de forma excepcional. O vereador lembra que dezenas de prefeituras têm enfrentado problemas com a Justiça por contratações com base nesta lei, de trabalhos artísticos, como de cantores sertanejos, a preços exorbitantes e fora da realidade de cada local.

Relembre as demais denúncias feitas em 2022A primeira denúncia encaminhada ao Ministério Público, o vereador pediu ao órgão para avaliar a atuação do prefeito Laerte e o secretário de Saúde, Márcio Conrado, se cumpriram as leis que exigem, na audiência pública da Saúde, o relatório detalhado das finanças da área, aprovado previamente pelo Conselho Municipal de Saúde.

Na segunda denúncia, solicita que o MP avalie a legalidade de Salto fazer contratações emergenciais seguidas para a gestão do Hospital, sem licitação, gerando despesas elevadas sem que haja manutenção dos prédios do Hospital e dos seus equipamentos, respeito às leis trabalhistas e melhora do atendimento à população.

A terceira denúncia envolve o dano causado pela cheia do rio Jundiaí, em fevereiro, na rua Marechal Deodoro, no bairro da Barra. O edil reforça que o imenso buraco aberto no barraco, na calçada e parte do leito da rua até esta semana não foi consertado e a Prefeitura sequer abriu a licitação para a obra, havendo risco de chuvas elevarem o leito do rio, ampliar o buraco e atingir as casas históricas.

A última denúncia, protocolada na semana passada, trata da Clínica Moutonnée. Cordeiro salienta que é um prédio amplo e moderno, construído em 2020 e entregue em dezembro daquele ano. O local foi projetado para atender moradores da região do Salto de São José, São Pedro e São Paulo, Madre Paulina, Guaraú e outros bairros. “Não há argumento que justifique tanta demora. O povo sofre com o atendimento precário em um posto projetado e inaugurado no começo dos anos 90. É vergonhoso aquele prédio gigantesco fechado, ao léu e o povo sofrendo”, destaca o parlamentar.

*Com informações e fotos enviadas pelo vereador Antônio Cordeiro dos Santos.