tribuna livre suplente michel site

Salto, 29 de setembro de 2021

Na terça-feira, dia 28, foi realizada a 35ª Sessão Ordinária de 2021 da Câmara da Estância Turística de Salto, na qual o suplente de vereador Michel Oliveira Rodrigues da Silva usou a Tribuna Livre para falar sobre os projetos de lei nº 78/2021 (que “institui o Dia Municipal do Reggae”) e nº 79/2021 (que “declara a cultura Hip-Hop como Patrimônio Cultural Imaterial do município de Salto e dá outras providências”), ambos de sua autoria, os quais foram votados e aprovados nesta sessão ordinária.

Michel deu início à sua fala cumprimentando os membros do Coletivo de Hip-Hop “Quinto Elemento” e do Coletivo “Salto para o Reggae” presentes na plateia e explicou que o Hip-Hop se tornou, com o passar do tempo, uma grande referência para a sociedade, especialmente a sociedade periférica e a comunidade negra.

“O Hip-Hop surge no final dos anos 60 nos Estados Unidos, nos guetos americanos, e chega ao Brasil no final dos anos 80, na estação São Bento do metrô em São Paulo. A partir dali, ele se prolifera, alcança todo o estado e posteriormente alcança todo o território nacional”, resumiu o autor do projeto, acrescentando que em Salto o Hip-Hop também chegou no fim dos anos 80, nos bairros periféricos – como Santa Cruz, Marília, União e Nações –, por meio de grupos de dança, de rap e de grafiteiros, propagando os conhecimentos e as manifestações artísticas do movimento.

tribuna livre felipe nunes

Na sequência, o representante do Coletivo “Salto para o Reggae”, Felipe Nunes, também usou a Tribuna Livre e destacou que, muitas vezes, o Hip-Hop e o Reggae são vistos pela sociedade como criminalidade e uso de drogas, em vez de serem considerados como movimentos propagadores de cultura.

Felipe ressaltou a importância dos eventos promovidos pelo Coletivo, que desde 2013 difunde a cultura Reggae por meio de eventos públicos gratuitos abertos para a comunidade, fazendo uso do espaço público.

“Desde então, a gente vem tentando fomentar esse debate, esse diálogo com o poder público, mas ele nunca aconteceu de forma efetiva, de modo a fomentar essa cultura no município. Isso é necessário porque estamos numa estância turística, e nossos eventos, assim como as ações da galera do Hip-Hop, contribuem com o turismo da cidade”, enfatizou.

A sessão foi aberta ao público. Vale lembrar que o acesso às dependências da Câmara só é permitido com o uso de máscara de proteção facial.

35 sessao ordinaria 28 09 2021 1 site

Confira os Roteiros das sessões ordinárias:

Veja na íntegra os Projetos, Requerimentos e Indicações:

Acompanhe a tramitação das proposituras e votações:

- PROJETOS APRESENTADOS PELOS VEREADORES:

- Moção nº 05/2021– Vereador Vinícius Saudino de Moraes – Apoia a carta aberta à população da região noroeste, de autoria dos professores do fundamental II do Cemus V, que torna pública a situação da unidade escolar diante da intenção da Secretaria Municipal da Educação de não abrir a turma do 6º ano para o ano letivo de 2022.

- Moção nº 06/2021 – Vereador Vinícius Saudino de Moraes – Apoia a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Salto por ter firmado contrato com o Núcleo da Floresta – Pesquisa e Extensão em Fauna e Flora, para que os animais silvestres resgatados pelos órgãos e departamentos municipais recebam todo o tratamento necessário para que possam ser reabilitados e soltos novamente à natureza.

35 sessao ordinaria 28 09 2021 2 site

ORDEM DO DIA:

- Veto ao Autógrafo nº 48/2021 – PL nº 57/2021 – Prefeitura – Veto total ao Projeto de Lei nº 57/2021, que altera a Lei Municipal nº 3.243/2013, a qual dispõe sobre o Sistema de Estacionamento Rotativo, de autoria do vereador Antônio Cordeiro dos Santos e outros. VOTADO E NÃO APROVADO O VETO. DESTA MANEIRA, A PREFEITURA TEM 48 HORAS PARA REPUBLICAR A LEI NA ÍNTEGRA.

- Projeto de Lei nº 78/2021 – Vereador Michel Oliveira Rodrigues da Silva – Institui o Dia Municipal do Reggae. VOTADO E APROVADO.

- Emenda nº 01 Modificativa ao Projeto de Lei nº 79/2021 – Comissão de Justiça e Redação – Corrige a nomenclatura do §1º do artigo 3º do Projeto de Lei nº 79 de 03 de agosto de 2021. VOTADA E APROVADA.

- Projeto de Lei nº 79/2021 – Vereador Michel Oliveira Rodrigues da Silva – Declara a cultura Hip-Hop como Patrimônio Cultural Imaterial do município de Salto e dá outras providências. VOTADO E APROVADO.

- Moção de Repúdio nº 04/2021 – Vereador Gideon Tavares – Moção de Repúdio contra a abertura das barragens situadas no município de Pirapora do Bom Jesus/SP, realizadas pela EMAE, liberando toneladas de sujeiras e lama tóxica no rio Tietê. VOTADA E APROVADA.

REQUERIMENTOS SUJEITOS À DELIBERAÇÃO DO PLENÁRIO – ARTIGOS 102 a 104 DO REGIMENTO INTERNO:

- Requerimento nº 239/2021 – Vereadores Fabio Jorge Rodrigues e Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel” – À Prefeitura Municipal, com cópia para a Secretaria de Saúde – Solicitando o comparecimento do secretário de Saúde, Márcio Conrado, para prestar esclarecimentos sobre a licitação para a administração do Hospital Municipal. VOTADO E APROVADO.

35 sessao ordinaria 28 09 2021 3 site

**Para a 36ª Sessão Ordinária, a ser realizada no dia 05 (terça-feira), às 14h00, foi convocado o seguinte projeto para discussão e votação:

- Projeto Lei nº 74/2021 – Vereador Daniel Fraga Moreira Bertani – Institui o Estatuto da Desburocratização na Estância Turística de Salto e dá outras providências.

**Confira na íntegra o vídeo da 35ª Sessão Ordinária de 2021:

TV Web: https://bit.ly/3zPVER6

Facebook: https://bit.ly/3ijb2PN