brasao

Salto, 09 de setembro de 2020

NOTA PÚBLICA

Considerando alguns questionamentos a respeito da manutenção da Sessão Ordinária presencial desta quarta-feira, dia 09, bem como sobre a testagem de vereadores e servidores da Câmara da Estância Turística de Salto, após o vereador Márcio Conrado ter sido infectado pela Covid-19 – testando positivo por meio de exame laboratorial divulgado pelo próprio vereador no último fim de semana –, venho prestar os seguintes esclarecimentos:

1) A última Sessão Ordinária à qual o vereador Márcio Conrado compareceu foi no dia 25 de agosto, há exatos 15 dias. Os primeiros sintomas de Covid-19 foram relatados dias depois pelo vereador, sendo que ele já não compareceu à Sessão Ordinária do dia 1º de setembro, quando ainda aguardava o resultado do teste, e no momento permanece em isolamento.

2) Considerando que o período de surgimento dos primeiros sintomas desde a infecção pelo novo coronavírus pode chegar a 14 dias, e que nenhum vereador ou servidor da Câmara manifestou sintomas da Covid-19 desde a última Sessão Ordinária da qual o vereador Márcio Conrado participou, decidi pela manutenção da Sessão Ordinária presencial desta quarta-feira, dia 09.

3) Todos os vereadores e servidores que comparecerem à Sessão Ordinária de hoje terão sua temperatura aferida para que, havendo alguma anormalidade, sejam dispensados da permanência nas dependências da Câmara.

4) Desde o dia 19 de março deste ano, o Ato da Mesa nº 02/2020, que complementa o Ato da Mesa nº 01/2020, torna facultada a dispensa das atividades laborais de servidores, vereadores, estagiários e terceirizados que fazem parte de algum dos grupos de risco para a Covid-19 mencionados no referido ato.

5) Também nesta quarta-feira, dia 09, em conversa com o secretário municipal de Saúde, Fernando Amâncio de Camargo, solicitei a ele para que verifique a possibilidade/necessidade de ser feita testagem em todos os vereadores e servidores da Câmara. O secretário me informou que irá verificar essa demanda junto à Vigilância Sanitária municipal.

Atenciosamente,

Lafaiete Pinheiro dos Santos