comissao-de-vereadores-reuniao

Salto, 23 de fevereiro de 2017

Os vereadores Edemilson Pereira dos Santos e Márcio Conrado – presidente e relator, respectivamente, da Comissão de Representação da Câmara de Salto que trata de assuntos relacionados ao Comércio no município –, acompanhados do vereador José Benedito de Carvalho “Macaia”, reuniram-se com o secretário de Governo de Salto, Gilmar Mazetto, e seu chefe de Gabinete, Jesuíno Dutra, na manhã de quarta-feira, dia 22.

No encontro, foram discutidas mudanças no trânsito para atender às várias reivindicações dos comerciantes da região central, tendo como foco o fomento e o incentivo do comércio local. Gilmar explicou que fará um estudo detalhado do trânsito em vários pontos da cidade. “Temos técnicos especializados nisso. Uma equipe capacitada vai nos responder sobre o que é mais viável para todo mundo”, disse.

Na ocasião, o presidente da Comissão de Representação, vereador Edemilson, encaminhou ao secretário alguns ofícios com as reivindicações dos comerciantes.

Estacionamento na rua Nove de Julho

Em um dos ofícios, os vereadores solicitam que a Administração faça um estudo técnico para alterações de estacionamento na rua Nove de Julho, com horário diferenciado. “Temos sido procurados por muitos comerciantes que solicitam a volta do estacionamento dos dois lados da rua, com o objetivo de fortalecer o comércio. Passamos um momento difícil na economia do país, e em nosso município a situação não é diferente”, diz o texto.

Segundo o documento, a proposta é em caráter experimental para liberar o estacionamento do lado esquerdo da rua Nove de Julho, das 10 às 16 horas. “Com objetivo de fortalecer os bares e lanchonetes nesta via, no período noturno poderia ser liberado das 20h às 05h, ou seja, permitindo aos nossos motoristas estacionar dos dois lados da referida via”.

A proposta é que o Executivo faça um grande trabalho de divulgação e instalação de placas informativas aos motoristas, como já ocorre em outros municípios, e quem desobedecer será penalizado de acordo com as regras de trânsito, podendo ser autuado e o veículo guinchado. “Nosso objetivo é debater novas propostas para fortalecer o comércio e a geração de empregos, afinal esse é o maior centro gerador de empregos em nosso município”, finaliza o ofício.

Semáforo para pedestres

Em outro documento, a solicitação é para que sejam implantados semáforos para pedestres nos equipamentos das ruas centrais. “O objetivo é que se adaptem os semáforos das ruas Nove de Julho, esquina com a Quintino Bocaiúva, Rodrigues Alves, Rio Branco, D. Pedro II, Rui Barbosa, Dr. Barros Júnior e Monsenhor Couto, para que sejam instaladas nestas esquinas os semáforos, indicando os tempos verde e vermelho para a travessia dos transeuntes, além da rua Prudente de Moraes, com os respectivos cruzamentos já citados”, explica o documento.

De acordo com o ofício, o objetivo é oferecer mais segurança aos pedestres que transitam por essas vias, que atendem um volume muito grande de veículos, o que dificulta e compromete a segurança na travessia de pedestres nas proximidades. A rua Nove de Julho já conta com semáforo para pedestre da rua Henrique Viscardi até a saída para Indaiatuba, além de outro instalado na rua José Weissohn com a Nove de Julho, que não está funcionando, precisando de manutenção.

Zona azul

A Comissão de Representação do Comércio Saltense também solicitou à Administração, por meio de ofício, que seja realizado um estudo técnico para a ampliação da Zona Azul. “É necessário um novo modelo operacional e ampliação da área de abrangência. Atualmente, o município possui cerca de 650 vagas, porém, como não existe uma fiscalização rígida, esse número pode ser reduzido a 50%. Esta prestação de serviço precisa ser ampliada, elevando para um número mínimo de 1.200 vagas de estacionamento, o dobro do atual. O horário do serviço precisa ser ampliado e expandido para entre 9h e 18h durante a semana e, aos sábados, das 8h às 13h, além de, principalmente, a fiscalização da Guarda Civil Municipal”, ressalta o texto.

Ainda conforme o documento, em diversos municípios, a implantação do sistema de parquímetro tem obtido resultados satisfatórios pela população, afinal oferece gestão profissional desse serviço. “Sugerimos uma lista de ruas onde poderia ser ampliada a Zona Azul, conforme já discutido pela ACIAS e o Conselho Municipal de Trânsito e Transportes no ano de 2013, que teve a participação da Associação Comercial e de muitos comerciantes da cidade”, salienta os vereadores, apresentando a relação dessas ruas logo abaixo.

- Rua Prudente de Moraes: primeiro trecho entre a rua José Galvão e a rua Monsenhor Couto. Segundo trecho entre a avenida D. Pedro II e a rua Quintino Bocaiúva.

- Rua Monsenhor Couto: entre a rua Prudente de Moraes e a rua Floriano Peixoto.

- Rua Dr. Barros Júnior: primeiro trecho entre a rua Sete de Setembro e a rua Itapiru. Segundo trecho entre a rua Prudente de Moraes e a rua Floriano Peixoto.

- Rua Rui Barbosa: primeiro trecho entre a rua Sete de Setembro e a rua Itapiru. Segundo trecho entre a rua Prudente de Moraes e a rua Floriano Peixoto.

- Rua Itapiru: entre a rua Dr. Barros Júnior e a rua Rio Branco.

- Avenida D. Pedro II: entre a rua Prudente de Moraes e a rua Floriano Peixoto.

- Rua José Revel: Entre a rua Itapiru e a rua Floriano Peixoto.

- Rua 23 de Maio: Primeiro trecho entre a rua José Weissohn e a rua Monsenhor Couto. Segundo trecho entre a avenida D. Pedro II e a rua Rio Branco.

- Rua Benjamin Constant: entre a rua Rio Branco e a rua Quintino Bocaiúva.

- Rua Rodrigues Alves: entre a rua Benjamin Constant e a rua Prudente de Moraes.

- Rua Rio Branco: entre a rua Itapiru e a rua Tiradentes.

Sobre o serviço de Zona Azul, o secretário de Governo comentou que, em poucas semanas, duas novas equipes, com 12 jovens em cada período – manhã e tarde –, estarão atuando pelas ruas centrais da cidade. “Já estão todos escolhidos, mas só não começaram ainda porque pedimos para fazer os uniformes e estamos aguardando a chegada. Além disso, estou com um funcionário visitando os comércios locais para verificar as vendas dos cartões e estabelecimentos que precisam de sinalização. Por enquanto vamos dar andamento desta forma, mas já estudando e analisando a melhor alternativa para agilizar a questão da zona azul na cidade”, enfatizou Gilmar.

Guarda Civil Municipal

Sobre a atuação da GCM (Guarda Civil Municipal), o secretário informou aos vereadores que está retomando programas importantes que estavam parados. Além disso, solicitou ao diretor da GCM, Márcio José Paludetto, um relatório sobre as necessidades do local. “Encontramos muita coisa abandonada na guarda, desde estrutura física a atendimento aos guardas e até ao canil. Aos poucos estamos descobrindo as coisas e começando a tomar algumas providências. Além disso, vamos sim retomar alguns programas, inclusive a Patrulha Rural voltou a atuar como antigamente”, destacou.

Gilmar parabenizou a atuação dos vereadores, colocou-se à disposição e pediu um pouco mais de paciência em alguns casos. “São apenas 50 dias de administração e, apesar de já termos tomado algumas ações, ainda estamos descobrindo algumas coisas. Aliás, agradeço a atuação dos vereadores por nos ajudarem neste processo de fiscalização. Estou à disposição e, sempre que precisarem, estamos aqui para responder às suas dúvidas”, finalizou.

Com informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos e da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Salto.