teste linguinha 29-12-2014 site

O Vereador Edemilson Pereira dos Santos encaminhou esta semana um Ofício ao Hospital São Camilo Salto e à Unimed Salto/Itu perguntando se estas instituições de saúde estão atendendo a determinação criada pela Lei Federal 13.002/2014, onde hospitais e maternidades das redes pública e particular passam a ser obrigados a fazer o chamado teste da linguinha em recém-nascidos.

O objetivo do teste é verificar se existe alguma alteração do frênulo, também conhecido como “freio”, que é aquela membrana que une a língua ao assoalho da boca. Apesar de a língua presa ser mais conhecida pelas alterações que provoca na fala, o problema pode trazer consequências muito antes de o bebê pronunciar suas primeiras palavras, no caso dos recém-nascidos, a alimentação pode ser prejudicada, já que ele afeta a sucção.

No documento, que foi enviado aos Diretores dos dois hospitais de nossa cidade, o Representante do Poder Legislativo Saltense destaca que conforme diz o texto da referida lei, o objetivo do exame consiste na avaliação do frênulo da língua em bebês recém-nascidos para verificar futuros problemas na amamentação, dentição e língua presa, por isso é de extrema importância sua realização.