Servidao CPFL

Salto, 27 de janeiro de 2020

Por meio de ofício encaminhado à Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), o vereador Edemilson Pereira dos Santos pediu a limpeza da faixa de servidão de energia no município. “Há espaços em bairros, como por exemplo o Jardim Marília, onde o abandono do espaço gera insegurança devido ao matagal, além de oferecer risco de proliferação de focos do mosquito da dengue pela sujeira, sendo necessária a limpeza, roçagem e retirada de entulhos nas respectivas áreas de abrangência”, disse Edemilson, acrescentando que, conforme a Lei Municipal nº 3.480/2015, os responsáveis têm que manter os terrenos com menos de 30cm de grama, com o intuito de evitar a proliferação de animais peçonhentos, causar doenças e gerar poluição visual.

“E também é responsável por não permitir que tenha entulhos, lixos domésticos nos terrenos, inclusive sobras de poda ou roçagem. Sendo assim, o possuidor a qualquer título do imóvel é obrigado a promover a limpeza geral, de modo a conservá-lo sempre limpo. Está claro que a limpeza em espaços que envolvem as suas linhas de transmissão não isentam da obrigação e responsabilidade de conservação dessas áreas, e é somente com as cobranças dessas responsabilidades que deixaremos de expor a população da situação que causa desconforto, pois o mato alto atrai também animais peçonhentos para as residências, além de gerar insegurança”, ressaltou o vereador.

Rumo Malha Paulista 1

Em outro pedido, o representante do Legislativo saltense solicitou ao chefe do Executivo sua intervenção junto à Secretaria do Meio Ambiente, para que seja notificada a concessionária Rumo Malha Paulista S/A, que presta serviço ferroviário, para que sejam efetuados os serviços de limpeza, roçada e capinagem em toda a extensão da linha férrea que corta nossa cidade.

“É obrigação da concessionária a manutenção e conservação, bem como a limpeza e destinação correta dos resíduos. Em meu ponto de vista, da mesma maneira que a Prefeitura notifica os proprietários de terrenos particulares pelos bairros da cidade, a Lei Municipal nº 3.480/2015 também abrange as grandes glebas e, neste caso, toda a manutenção nas laterais da malha férrea”, afirmou.

Rumo Malha Paulista

“Os moradores do bairro Jardim América, Guaraú, Estação, Marília e Laguna sofrem com o mato alto, condições que favorecem a proliferação de insetos, roedores e animais peçonhentos, além de servir para o esconderijo de pessoas que praticam atos ilícitos. Em todos os bairros citados há centenas de pedestres que passam nessas proximidades e estão expostos ao perigo diariamente”, finalizou.

*Com fotos e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.