Câmara de Salto realizou sessão solene para entrega de honrarias na Sala Palma de Ouro

IMG 5917

Salto, 13 de dezembro de 2018

A Câmara da Estância Turística de Salto, na noite desta quarta-feira, dia 13, realizou na Sala Palma de Ouro a solenidade de entrega de Títulos de Cidadão Saltense e Medalhas Moutonnée de Honra ao Mérito. Neste ano, receberam o título de cidadania: Diego Gonçalves Gonçalez, indicado pelo vereador Clodoaldo Martins de Oliveira; Martha Vanice Rossi, indicada pelo vereador Roberto Natalino Silveira; Renato Bispo de Oliveira, indicado pelo vereador Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”; e Giovanna Costa Martins, indicada pelo vereador Roberto Natalino Silveira. E a Medalha Moutonnée foi entregue a Angelo Alberti “Mistura”, indicado pelo vereador Antonio Cordeiro dos Santos; e Pedro Vergilio Biglia, indicado pelo vereador Roberto Natalino Silveira.

IMG 5600

O evento contou com a presença dos homenageados e seus convidados, bem como do prefeito Geraldo Garcia e do presidente da AEAAS (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Salto), Paulo Takeyama.

Participaram da cerimônia os vereadores Alexandre Martins “Xandão”, Álvaro Pacheco, Antônio Cordeiro dos Santos, Cícero Granjeiro Landim, Clodoaldo Martins de Oliveira, Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”, Edemilson Pereira dos Santos, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Lafaiete Pinheiro dos Santos, Luiz Carlos Batista “Luizão”, Márcio Conrado, Otávio José Castanha Miralhes, Roberto Natalino Silveira e Vinícius Saudino de Moraes.

IMG 5905

Diego, Renato, Pedro, Angelo, Giovanna e Martha

Sobre os homenageados

Angelo Alberti nasceu em Salto, é aposentado e morador do Jardim Santa Cruz, onde desenvolve um intenso trabalho, acolhendo as pessoas, orientando-as e auxiliando-as na sua recuperação social e espiritual. Conhecido como “Mistura”, apelido que herdou de sua mãe, dona Maria Mistura, Angelo foi o único dos cinco filhos a acompanhar a mãe no trabalho espiritual, desde muito pequeno. Seguidor da doutrina de Allan Kardec, acolhe a todos que o procuram ansiosos por uma palavra de estímulo, uma orientação ou uma oração. Angelo Alberti também foi sindicalista do ramo têxtil por cerca de 10 anos, tendo trabalhado em inúmeras empresas, desde os 13 anos de idade, como York, Brasital, Sivat, Eucatex, dentre outras. Com o apoio de doadores e voluntários, todos os anos ele realiza a festa de Natal das crianças no Jardim Santa Cruz, reunindo de 500 a 600 crianças com até 10 anos de idade. Tudo que é ofertado na festa é produto de doações recebidas ao longo do ano.

Pedro Vergilio Biglia nasceu em Riversul e é dentista formado na Faculdade de Odontologia da PUC Campinas. Em Salto, implantou o Departamento de Saúde Bucal, na gestão do prefeito Pilzio e do secretário de Saúde Dr. Washington. Foi presidente do Lions Clube em 1992 e sempre atuou em prol dos necessitados com trabalhos voluntários. Foi contemplado com um veículo com consultório odontológico, o qual direcionou para o município para atendimento rural e em bairros onde não havia consultório fixo. Pedro Vergilio Biglia também foi em busca de um consultório portátil na cidade de Curitiba, o qual é utilizado para pacientes acamados em suas residências. Em seu consultório particular, ele sempre fez atendimento voluntário para os idosos, principalmente os do Lar Frederico Ozanam. Com sua aposentadoria, fez a doação total de seu consultório para o Lar Frederico Ozanam, o qual está muito bem instalado, e onde ele dá atendimento voluntário às quartas-feiras pela manhã.

Diego Gonçalves Gonçalez nasceu em Mogi da Cruzes, é médico e há quatro anos trabalha no posto de saúde do Jardim das Nações, tendo vindo a trabalhar em Salto depois de se inscrever no Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Em 2005, Diego se mudou para a Rússia, onde viveria pelos nove anos seguintes, para estudar na faculdade reconhecida por ser a segunda melhor instituição de medicina do mundo, a Academia Médica de Moscou Sechenov. Devido à sua ótima pontuação no ranking da faculdade, o governo russo lhe ofereceu uma bolsa de estudos por meio da qual cursou, durante dois anos, a residência médica, recebendo o diploma de especialista em anestesiologia para atuação no território russo e certificado para atuação como especialista nos países pertencentes à União Europeia. No posto de saúde do Jardim das Nações, Diego Gonçalves Gonçalez participa intensamente de projetos de promoção e prevenção à saúde, como o grupo de caminhada de gestantes, hipertensos e diabéticos, incluindo palestras preventivas voltadas a essas pessoas, e o Programa Saúde na Escola, com palestras para as crianças.

Martha Vanice Rossi nasceu em São Paulo, é aposentada, mas ainda trabalha na Prefeitura de Salto, na Secretaria de Ação Social e Cidadania, como chefe de seção. Seu primeiro emprego foi na empresa Eucatex, depois trabalhou em diversos bancos na cidade, no Cartório de Notas e na extinta Cerâmica São Bento. Em 1994, Martha prestou concurso para a Prefeitura, tendo trabalhado nas secretarias de Negócios Jurídicos, da Saúde e agora está na de Ação Social e Cidadania. Martha é colunista do Jornal Taperá há 41 anos, sendo responsável pela coluna Mulher, do Caderno Dois. Com grande ajuda dos amigos do Taperá, escreveu um livro, intitulado Retalhos de Mim, lançado no mês passado e que traz crônicas variadas, com temas leves e mensagens positivas. Durante alguns anos, fez parte da Associação Cultural de Salto. Martha Vanice Rossi é voluntária no Centro Espírita Jesus há cerca de 10 anos e sempre que pode faz visitas aos idosos do Lar Frederico Ozanam. Juntamente com seu marido, que na época de Natal se veste de Papai Noel, os dois levam pequenos presentes aos idosos.

Renato Bispo de Oliveira nasceu em São Bernardo do Campo e é ator há 30 anos, com inúmeros trabalhos voltados ao teatro e à TV. Iniciou seu ofício na escola Joseano Costa Pinto, na Mostra Estudantil de Teatro. Renato conquistou mais de 70 prêmios como diretor, ator e produtor, além de 120 indicações. Foi convidado por diversas vezes pela Secretaria da Cultura para ser jurado da Mostra Estudantil de Teatro. Também dirigiu por quatro anos o espetáculo A Paixão de Cristo. Em 2009, em salto, dirigiu mais de 250 pessoas, entre atores, músicos e bailarinos, na inauguração do CEC (Centro de Educação e Cultura), onde fica a Sala Palma de Ouro, com a peça O Pagador de Promessas, em homenagem ao ator, roteirista e cineasta brasileiro Anselmo Duarte. Como produtor cultural, Renato realizou trabalhos com humoristas consagrados, como Ary Toledo e Pedro Bismark. É o fundador do projeto Palco Iluminado – Cultura para Todos, em que assessorou e coordenou atividades artísticas de capoeira, coral, dança, teatro e xadrez, em parceria com a Secretaria da Educação, e orientou montagens dos espetáculos para a Mostra Estudantil de Teatro, durante três anos. Ministrou, por dois anos, curso de teatro na Casa da Cultura, para crianças de oito a 11 anos. Há três anos administra e dá aulas no CAEL (Centro de Artes, Educação e Lazer), onde há cerca de 160 alunos estudando teatro, TV, cinema, canto, dança, circo e musicais. Como resultado do trabalho quem desenvolvendo no CAEL, Renato Bispo de Oliveira possui hoje 13 alunos como elenco de apoio fixo na novela As Aventuras de Poliana, do SBT, além dos alunos que realizam participações. Como preparador de elenco, ator e coordenador, está participando do mais novo projeto do Grupo Massa, do apresentador Carlos Massa, o Ratinho, na Banda do Xaropinho, na qual também interpreta os personagens Xaropinho e Aninha.

Giovanna Costa Martins nasceu em São Paulo, é atleta e participa de provas de pista, rua e montanha, possui mais de 500 conquistas no currículo, é professora de educação física com especialização em bioquímica, fisiologia, nutrição esportiva e treinamento esportivo, pelo Labex da Unicamp. É a única mulher no mundo a conquistar três vezes a Maratona da Disney e a vencer cinco provas da Run Disney. Na história dos Estados Unidos, a única mulher que venceu uma meia maratona dos homens. Giovanna treina duas vezes por dia, seis vezes por semana. Trabalha de quatro a seis horas por dia como empresária em assessoria esportiva, é professora de mini atletismo no Colégio Prudente de Moraes e coordenadora de projetos particulares e sociais, como o Giovanna Martins Assessoria Kids e o Giovanna Martins Assessoria Esportiva Paralímpica, desenvolvidos em Salto, Itu e Indaiatuba. Juntos, esses projetos atendem em torno de 70 crianças e adolescentes com idades entre de cinco e 16 anos. Um dos projetos, o de assessoria paralímpica, atende crianças com deficiência na mesma faixa etária. E são mais 48 bolsas integrais, 100% gratuitas, para pessoas de baixa renda em Salto, Itu e Indaiatuba. Todas as crianças e adultos recebem os mesmos benefícios que os alunos da assessoria particular. Atletas e ex-atletas do projeto tiveram a chance do primeiro emprego na área esportiva dentro da Giovanna Martins Assessoria Esportiva. O projeto representou Salto em vários jogos regionais e abertos, conquistando várias medalhas no atletismo convencional e paralímpico, além de ter revelado cinco atletas para o São Paulo Futebol Clube – Projeto Kiatleta, e um garoto para o Clube Orcampi Unimed Campinas.