visita-apae-salto 3

Salto, 03 de março de 2017

Os vereadores Márcio Conrado, Cícero Granjeiro Landim e José Benedito de Carvalho “Macaia” estiveram na manhã desta sexta-feira, dia 03, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Salto.

Na ocasião, o grupo de vereadores foi recebido pela assistente social Juliana Pervital Marques Gomes, a qual enfatizou que a entidade presta atendimento a 167 alunos (entre crianças, adolescentes, adultos e idosos). De acordo com Juliana, é essencial que o lado humano e o profissional caminhem juntos e ressaltou que é grande o fluxo de pessoas que procuram a instituição para obter informações e sempre recebem o encaminhamento adequado.

visita-apae-salto 2

Os edis aproveitaram a oportunidade para questionar se existe um cadastro das pessoas que possuem deficiência física ou mental na cidade, sendo informados que não há uma compilação destes dados, mas que seria importante ser feito.

Para conhecer melhor a entidade, a gerente administrativa da APAE, Márcia Vieira Hernandez Mazetto, acompanhou os vereadores pelas dependências do local, mostrando as salas onde são ministradas aulas de música, educação física, informática, entre outras atividades.

Além de explicar o funcionamento da associação, a gerente também apontou alguns problemas que enfrenta atualmente, como a falta de profissionais para aulas nas piscinas, que estão desativadas. A quadra esportiva que está inacabada, precisando inclusive que seja feita a cobertura. Falta de acessibilidade das calçadas no entorno da instituição. E, uma parte do muro que está cedendo e aguarda que a Prefeitura tome as providências necessárias para fazer o conserto.

Embora tenha algumas dificuldades, Márcia destacou que a APAE possui 50 funcionários que se dedicam para conseguir oferecer aos frequentadores atendimento totalmente gratuito em dois períodos (manhã e tarde).

visita-apae-salto1

Para finalizar a visita, os vereadores conheceram a Administração, onde também fica o setor de telemarketing e o bazar de roupas e acessórios, sendo alguns dos meios para conseguir arrecadar recursos que auxiliam na manutenção da APAE de Salto.

“Foi importante conhecer melhor a estrutura e como funciona esta entidade; e compreender suas necessidades para que possamos ajudar no que for possível, já que a APAE atua em nossa cidade há quase 50 anos e presta apoio fundamental a dezenas de pessoas”, disseram os vereadores.