Salto, 19 de janeiro de 2016

Nesta semana, o vereador Edemilson Pereira dos Santos encaminhou ofício ao promotor de Justiça da Comarca de Salto, Luiz Fernando Guinsberg Pinto, com as solicitações dos moradores dos bairros Santa Marta II e III, que reivindicam, desde o ano de 2012, para que estes bairros sejam atendidos com o transporte coletivo.

De acordo com o vereador, tais solicitações não receberam atenção por parte da Concessionária Auto Ônibus Nardelli e nem da Prefeitura de Salto. “Os moradores dependem do serviço público e alguns têm que andar quase dois quilômetros para poder chegar ao ponto mais próximo, que fica na Avenida Roque Lazzazera. São muitos trabalhadores e estudantes que externam, diariamente, as dificuldades e deficiências do sistema de transporte coletivo através das redes sociais e em contato com a Câmara”, enfatizou Edemilson.

Conforme ressaltou o vereador no documento, todos os anos o serviço público sofre reajuste, com a justificativa do Executivo e da empresa de fazer melhorias no atendimento à população, porém isso nem sempre é cumprido. “Trago também a reivindicação dos usuários como um todo, referente aos itinerários e horários das linhas. A empresa reajustou os valores da tarifa em novembro de 2015, novamente prometendo melhorias e novas ampliações do serviço, porém o que está acontecendo é redução de linhas em alguns bairros. É inaceitável o que a Administração de Salto faz. Reajusta a tarifa, sem que o serviço oferecido atenda às reais necessidades da população. A população é iludida com a promessa de melhorias e mais melhorias e nada, ao contrário, está cada vez pior”, destacou.

Segundo o representante do Poder Legislativo, em algumas linhas a situação do transporte é caótica e desrespeita o consumidor por não oferecer ônibus suficientes, principalmente nos horários de picos, além dos finais de semana que os veículos são tirados sem prévia comunicação aos usuários.

“Já tentei, por diversas vezes, uma solução amigável através do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte, para melhorias no atendimento à população saltense, porém não passa de conversa e promessas e os interesses da população sempre ficam em último lugar. A população cobra também e implantação de abrigos de ônibus em nosso município. A situação em Salto atualmente é precária, a maior parte da cidade só tem a demarcação no solo. Em alguns pontos o matagal toma conta do lugar, não oferecendo segurança ou proteção alguma ao cidadão usuário do serviço. Os que existem estão danificados com ação do tempo, pois faltam manutenções, limpeza e, principalmente, um sistema de informação ao passageiro, que não sabe sequer qual linha faz os percursos”, salientou Edemilson.

Ainda no ofício, o vereador apontou que a população que utiliza este tipo de serviço deveria ter mais atenção e receber uma contrapartida pelo o que está pagando, com melhorias nos itinerários e ampliação nos bairros como Madre Paulina, Recanto do Guaraú, entre outros.

“O transporte público é tratado pela Constituição Federal como um serviço público essencial, organizado e prestado pelo Governo de acordo com a necessidade e satisfação dos cidadãos. Sendo assim, o transporte público deve ser um serviço de qualidade, oferecido de maneira a garantir a saúde e a segurança do consumidor, conforme a lei que protege esses direitos fundamentais”, disse o vereador.

*Com informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.