Imprimir

2 reunião sdu 2 semestre 2025

 

Salto, 05 de dezembro de 2025

Na sexta-feira, dia 05, a Câmara de Salto promoveu reunião com a secretária de Desenvolvimento Urbano, Márcia Mendes Villegas, para a prestação de contas semestral em atendimento à Lei Orgânica do Município (LOM). A pasta também foi representada pelo subsecretário de Convênios, Helon Rondam Panzzani, e pelo chefe de gabinete, Danilo Marcelo Garcia.

Márcia destacou o sucesso da secretaria em garantir que todos os recursos previstos em emendas parlamentares (municipais, estaduais e federais) fossem e continuem sendo utilizados em melhorias para os munícipes. Para o atendimento das emendas e outras demandas, foram necessários a elaboração de 123 projetos arquitetônicos e de engenharia e de 70 planilhas orçamentárias, cronogramas físico-financeiros, estudos técnicos preliminares e termos de referência.

A secretária elencou quatro obras em andamento, todas previstas para serem concluídas em 2026: o Centro Comunitário Jardim União (conclusão prevista para maio), a pavimentação asfáltica de vias no Jardim Santa Cruz (dois terços das obras já foram realizadas; conclusão prevista para junho) e as UBS’s do Jardim Celani e do Jardim Tropical (conclusão prevista para dezembro).

1 reunião sdu 2 semestre 2025

Para o ano que vem, Márcia destacou o início das obras da nova creche no Jardim das Constelações, previstas para fevereiro, e a futura escola no Jardim Barnabé, que ainda está em processo licitatório. Ela também abordou o uso de emendas impositivas para melhorias na Saúde (UBS’s Santa Cruz, Cecap e Bela Vista) e Educação (Garagem JBC, Cemaee e diversas unidades do Cemus).

Por fim, a secretária informou sobre o andamento/planejamento dos seguintes projetos ainda não licitados: Acessibilidade Centro (Calçadão); Batalha do Tuiuti; Centro da GCM; Centro de Saúde – Antigo Atende Fácil; Passarela entre as ruas Campinas e Botucatu; Duplicação da Estrada do Lageado; Implantação de Rua na Vila Norma/Fabri; e Pavimentação asfáltica da Avenida Eugênio Coltro.

Na área de Urbanismo, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano emitiu neste ano 1.386 Aprovações Urbanísticas, 699 Habite-se, 257 Certidões de Uso e Ocupação de Solo, 307 Declarações, Anuências e Outras Certidões e 13 Alvarás de Demolição. Entre os novos empreendimentos a serem aprovados pela secretaria, o mais próximo de obter liberação é o da Cerâmica Saltense, que prevê melhorias para o fluxo viário da Rua Japão e arredores.

 

 1 reunião saae 2 semestre 2025

SAAE – Na sequência, o superintendente do SAAE, Ângelo César Turqui Piva, explicou sobre a queda de uma árvore que atingiu um poste e sua fiação elétrica na área de captação de água no ribeirão Piraí, na noite de sexta-feira, dia 28, o que resultou no fechamento dos reservatórios para que fosse feita a devida manutenção pela CPFL. Ainda na mesma noite, conforme explicou o superintendente, foi acionado o gerador de energia para reativar o bombeamento da captação, e também foi identificado que houve entrada de ar no Booster Trabalhadores, devido ao fato de o reservatório ter secado, tendo sido iniciada a purga de ar do sistema para a retomada do bombeamento.

O superintendente salientou que, na noite de sábado, dia 29, foram detectados danos no transformador de potência de alimentação do sistema de dosagem de produtos químicos da ETA Bela Vista, com a equipe de manutenção tendo sido acionada para realizar os reparos e a equipe de ronda solicitada para voltar a fechar os reservatórios, que foram religados na madrugada de domingo.

Já na tarde de quarta-feira, dia 03, o SAAE disse que identificou um vazamento na adutora de transferência de água para os reservatórios dos bairros Imperial e Santa Cruz, a equipe de manutenção de redes foi acionada para o conserto e a equipe de ronda fechou os reservatórios desses bairros, que foram reabertos na manhã de quinta-feira, dia 04, com níveis de 50% (Imperial) e 100% (Santa Cruz), respectivamente.

3 reunião saae 2 semestre 2025

Na apresentação referente à prestação de contas do semestre, César Piva abordou as obras realizadas pela autarquia, com destaque para a reforma dos reservatórios do Santa Cruz e do Nova Era, a instalação de nova rede de abastecimento na Rua Cuiabá (Jardim Paraíso), na Rua Sete de Setembro (Bela Vista), no Condomínio Terras de Santa Isabel e no Jardim Celani, bem como os diversos reparos realizados na rede de esgoto em todo o município.

César Piva ressaltou ainda a aquisição de um geofone para detectar ruídos e vibrações, facilitando a identificação de vazamentos subterrâneos, e a implantação do sistema de operação remota dos boosters da cidade, possibilitando acionar, desligar e monitorar à distância o funcionamento das bombas; além de ter falado sobre a troca de hidrômetros antigos; o retorno da opção do pagamento da conta de água pelo débito automático; as ações de educação ambiental, social e sustentabilidade; dados sobre o benefício da tarifa social; e as obras em andamento da barragem do Piraí e da ETA Barnabé.

Por fim, o chefe da autarquia informou que, até o dia 19 de novembro, foram realizadas 254 desobstruções de esgoto, 623 novas ligações de água, 13.641 atendimentos telefônicos pelo 0800 (sem contabilizar as interações pelo Whatsapp) e 17.603 atendimentos presenciais.

O presidente da Câmara de Salto, Clayton Aparecido dos Santos “Clayton Bispo”, conduziu as reuniões, que contaram com a participação dos vereadores Almir de Melo Santos “Almir da Adega”, Antônio Moreira Sobrinho, Arildo Guadagnini, Edemilson Pereira dos Santos, Edival Pereira Rosa “Preto”, Graziela Costa Leite “Dra. Grazi”, Henrique Balseiros Chamosa Neto, Luzia de Fátima Izidório Vidal, Michel Oliveira Rodrigues da Silva “Chell” e Rogério dos Santos Filho “Dr. Rogério Pinheiro”. Também estiveram presentes nas reuniões o secretário de Governo, Gilmar Mazetto; e o subsecretário da pasta, Raisuli Hudson Ferraz da Silva.

 

**Confira os vídeos das reuniões:

TV Web da Câmara de Salto: www.camarasalto.sp.gov.br/tvweb

Página do Facebook: www.facebook.com/camaramunicipaldesalto