Imprimir

reuniao requerimento tea 1

Salto, 10 de outubro de 2025

Nesta sexta-feira, dia 10, o secretário de Saúde, Fernando Amâncio de Camargo, esteve na Câmara de Salto em atendimento ao Requerimento nº 497/2025, de autoria da vereadora Graziela Costa Leite “Dra. Grazi”, para responder a diversos questionamentos sobre o atendimento à população com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município, com especial foco na criação de um Plano Municipal de Atendimento Integrado.

O secretário disse que o município de Salto está em processo de elaboração de um Plano Municipal de Atendimento Integrado às pessoas com TEA, com o objetivo de articular os serviços de saúde, educação e assistência social, garantindo atendimento multiprofissional e continuidade do cuidado.

Ele também destacou a necessidade de fortalecimento da rede de atenção, por meio da ampliação da capacidade do CAPS IJ e das equipes multiprofissionais das UBS; a redução da dependência de recursos impositivos, incluindo o planejamento orçamentário para assegurar a sustentabilidade financeira dos serviços; a capacitação profissional, com a formação continuada das equipes de saúde, educação e assistência social para atendimento integrado, multidisciplinar e baseado em evidências; e a integração com a educação e a assistência social, promovendo inclusão escolar e desenvolvimento global das crianças.

reuniao requerimento tea 2

Atualmente, segundo Fernando, são assistidas 471 crianças, com emissão da carteirinha do autista. Aguardam o diagnóstico de TEA 168 crianças no Instituto Zoom e 118 no CAPS IJ.

Também foi respondido que Salto conta com equipe multiprofissional capacitada para o atendimento e acompanhamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista no CAPS IJ, composta por profissionais de diferentes áreas, como psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, enfermagem, serviço social, fisioterapeuta e médico psiquiatra e pediatra.

De acordo com a secretaria, nas unidades básicas de saúde também está disponível atendimento com médico pediatra, psicólogo e fonoaudiólogo, além de Salto possuir um sistema de referência e contrarreferência entre os serviços de saúde, educação e assistência social voltados ao atendimento de crianças e adolescentes com TEA. Esse sistema permite a articulação entre a atenção primária (UBS), o CAPS IJ, a rede educacional e os serviços de assistência social, garantindo encaminhamentos adequados, acompanhamento contínuo e retorno das informações aos serviços de origem.

reuniao requerimento tea 3

No caso da Secretaria de Educação, é realizada a inclusão escolar, adaptações pedagógicas, suporte psicopedagógico e orientação às escolas sobre estratégias de atendimento às crianças com TEA. E a Secretaria de Ação Social e Cidadania oferece apoio às famílias, grupos de convivência, orientação e encaminhamentos para programas sociais.

Já o Instituto Zoom atua como instituição conveniada, oferecendo atendimentos especializados voltados ao desenvolvimento global das crianças com TEA, incluindo terapias específicas, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia. O serviço complementa o acompanhamento realizado pela rede pública, garantindo maior abrangência e continuidade do cuidado, conforme explicou o secretário.

Fernando disse ainda que o município depende parcialmente das emendas impositivas para a manutenção do serviço prestado pelo Instituto Zoom, especialmente nas terapias específicas ofertadas pela instituição.    Porém, a gestão municipal tem desenvolvido esforços para reduzir essa dependência, buscando garantir a sustentabilidade financeira do convênio por meio de recursos próprios e de planejamento orçamentário contínuo, de forma a assegurar a manutenção do serviço de maneira estável e permanente.

Em relação aos desafios enfrentados na oferta de atendimento especializado para o autismo, o secretário destacou os recursos financeiros limitados, a demanda crescente por atendimento, a capacitação contínua dos profissionais de saúde, educação e assistência social e a integração intersetorial.

reuniao requerimento tea 4

Sobre a divulgação das políticas e dos serviços disponíveis para as famílias que têm crianças com TEA, Fernando informou que as unidades de saúde e o CAPS IJ: dão orientação direta às famílias durante consultas e atendimentos, entregam materiais informativos e agendam serviços. Já as secretarias de Educação e de Ação Social e Cidadania repassam informações sobre inclusão escolar, programas de apoio e ações sociais.

Também são promovidas campanhas institucionais, com divulgação em redes sociais, site da Prefeitura, rádio local e eventos comunitários, bem como parcerias com instituições conveniadas, que auxiliam na comunicação e na orientação às famílias sobre terapias especializadas e programas de acompanhamento.

A reunião foi conduzida pela autora do requerimento, vereadora Graziela Costa Leite “Dra. Grazi”, e contou com a participação do vereador Edemilson Pereira dos Santos. Também estiveram presentes servidores da Secretaria de Saúde e a diretora executiva do Instituto Zoom, Adriana de Fátima Sala.

 

**Confira o vídeo da reunião:

TV Web da Câmara de Salto: www.camarasalto.sp.gov.br/tvweb

Página do Facebook: www.facebook.com/camaramunicipaldesalto