Imprimir

ap site pl 11 2025 3

 

Salto, 26 de março de 2025

Na terça-feira, dia 25, no plenário da Câmara de Salto, foi realizada Audiência Pública para discussão do Projeto de Lei nº 11/2025, de autoria da Prefeitura de Salto, que “autoriza o Poder Executivo a desafetar e doar ao Governo do Estado de São Paulo parte do sistema de lazer do Jardim Celani para os fins que especifica”.

 

ap site pl 11 2025 1

 

Inicialmente, o secretário de Meio Ambiente, José Antônio Luciano, apresentou um levantamento das espécies arbóreas existentes na área, a qual possui mil metros quadrados e será destinada para a construção de nova estação do Posto de Bombeiros de Salto. Foram identificadas 19 espécies (árvores comuns e que não estão em risco de extinção).

O tenente Jean Willian de Moraes Fonseca, comandante do Pelotão de Bombeiros de Salto, esteve presente na reunião e explicou que, desde 1992, a corporação está em uma casa adaptada. Agora, a nova sede será possível mediante parceria do município – com a doação do terreno, e do governo estadual – com recursos para a construção da unidade.

 

ap site pl 11 2025 4

 

De acordo com o tenente Fonseca, o projeto arquitetônico vai abranger barracão, alojamentos e pátio para as viaturas. O espaço estruturado permitirá melhor qualidade no serviço prestado à população e ainda que sejam pleiteadas aquisições de viaturas e número maior de bombeiros.

Durante a audiência, os vereadores aproveitaram para ressaltar a importância em valorizar a corporação dos bombeiros e também fizeram questionamentos relacionados à escolha do terreno, sendo respondido que após análises e visitas de alguns locais, definiu-se que no Jardim Celani é viável, considerando o trânsito, mobilidade e o tempo de deslocamento do efetivo para atender as ocorrências nas regiões da cidade.

 

ap site

 

Na oportunidade, o secretário de Defesa Social, Nicolau Iusif Santarém, enfatizou que a expectativa é o governo estadual iniciar a obra da nova sede dos Bombeiros ainda neste ano.

O presidente da Comissão de Organização, Bens, Serviços, Saúde, Educação, Cultura, Servidores, Meio Ambiente e Administração, Edemilson Pereira dos Santos (Podemos), conduziu a audiência, a qual contou com a participação dos vereadores: Clayton Aparecido dos Santos “Clayton Bispo” (Progressistas), Almir de Melo Santos “Almir da Adega” (PRD), Antônio Moreira Sobrinho (PL), Arildo Guadagnini (Democracia Cristã), Edival Pereira Rosa “Preto” (União Brasil), Graziela Costa Leite “Dra. Grazi” (PSB), Henrique Balseiros Chamosa Neto (PL), Luzia de Fátima Izidório Vidal (PSB), Michel Oliveira Rodrigues da Silva “Chell” (PT) e Rogério dos Santos Filho “Dr. Rogério Pinheiro” (Solidariedade). Também compareceu à reunião o secretário de Governo, Gilmar Mazetto.

 

site ap

 

ap site pl 11 2025 2

 

Emenda – Juntamente com o PL nº 11/2025, está em tramitação na Casa de Leis, a Emenda Aditiva de autoria da vereadora Dra. Graziela Costa Leite, adicionando ao projeto que “a cessão de uso do imóvel objeto da presente Lei poderá ser revogada se o Estado de São Paulo alterar sua destinação, abandonar seu uso ou descumprir as condições contidas no termo de cessão” e que “o prazo para construção do Posto de Bombeiro deverá ser de no máximo 120 meses, caso não seja cumprido, a doação ficará revogada de pleno direito.”

 

- O PL 11/2025 e seus anexos podem ser acessados pelo link: https://abre.ai/mjb1

 

**Confira o vídeo da Audiência Pública:

TV Web: https://abre.ai/mo54

Facebook: https://abre.ai/mo50