Imprimir

reuniao vereadores desenvolvimento urbano 27 06 2022 1

Salto, 1º de julho de 2022

Os vereadores da Câmara de Salto se reuniram na segunda-feira, dia 27, com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Nivaldo Panossian, que apresentou as atividades da secretaria que comanda. A reunião foi agendada em atendimento à Lei Orgânica do Município, que em seu artigo 73, parágrafo 4º – acrescido pela Emenda à LOM nº 01/2021 –, dispõe que “Caberá a cada Secretário Municipal, semestralmente, comparecer perante a Comissão Permanente da Câmara Municipal a que estejam afetas as atribuições de sua Pasta, para prestação de contas, bem como demonstrar e avaliar o desenvolvimento de ações, programas e metas da Secretaria correspondente”.

Nivaldo abordou a estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, na qual atuam arquiteto, engenheiro civil, técnico de edificações, técnico de fiscalização de postura, agentes fiscais e auxiliares administrativos, dentre outros cargos, atendendo nos setores de pré-análise, aprovações, habite-se, projetos, geoprocessamento etc.

Em todo o ano de 2021, entraram 1.850 processos solicitando aprovação (154 por mês), e 1.699 processos foram deferidos após aprovação (141 por mês). Já em 2022, até o fim do mês de maio, entraram 694 processos solicitando aprovação (138 por mês), sendo que 416 processos foram deferidos após aprovação (83 por mês).

reuniao vereadores desenvolvimento urbano 27 06 2022 2

No caso dos loteamentos, o secretário explicou que eles foram revistos e subdivididos em “aprovados com TAC” (Termo de Ajustamento de Conduta) e “aprovados com regularização” mediante a Lei Municipal nº 3.643, de 15 de dezembro de 2016, a qual “institui a Política Municipal de Mobilidade Urbana por intermédio do Plano Municipal de Mobilidade Urbana, estabelecendo normas e diretrizes, e dá outras providências”. Nesse sentido, de 2017 a 2022, os lotes aprovados totalizam 9.033 unidades e os lotes pré-aprovados totalizam 3.791 unidades.

Falando sobre as ampliações viárias, Nivaldo apresentou as que estão em fase de projeto, sendo a avenida Linhão CPFL, a SLT 170 (avenida Doutora Sônia Maria Bulle Lopes), a avenida Central Parque (bairro do Ajudante), a SLT 010 (avenida Batalha do Riachuelo (estrada do Lajeado) e a avenida Marginal Leste (Rumo – Lagoa do Português (Nair Maria)). E, também, as obras em estudo: Eixão – CESP, Eixão – Gasoduto, avenida Brasília (prolongamento) e avenida Estrada do Lajeado (trecho cidade).

A reunião foi conduzida pelo presidente da Câmara de Salto, Cícero Landim. Estiveram presentes os vereadores Edival Pereira Rosa “Preto”, Alessandro Dernival da Silva, Gideon Tavares, José Benedito de Carvalho “Macaia” e Henrique Balseiros. Também compareceram o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Amarildo Josimar Ferreira, e a estagiária Ana Luiza Mezzalira da Rocha.

 

**Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://bit.ly/3Nob2L1

Facebook: https://bit.ly/3xVSDzz

reuniao vereadores desenvolvimento urbano 27 06 2022 3