Imprimir

reuniao secretario cultura 11 05 2022 3

Salto, 12 de maio de 2022

Em cumprimento à Lei Orgânica do Município (LOM), o secretário de Cultura, Oséas Singh Jr., compareceu à sede do Poder Legislativo Saltense, na quarta-feira (11), para tratar sobre o desenvolvimento de ações, metas e programas de sua gestão.

A reunião foi conduzida pelo presidente Cícero Granjeiro Landim, e contou com a presença dos vereadores Edival Pereira Rosa “Preto, Daniel Bertani, Fabio Jorge, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Alessandro Dernival da Silva, Henrique Balseiros, Gideon Tavares e Antônio Cordeiro dos Santos; além do chefe de gabinete Renato Bispo.

No início de sua apresentação, o secretário comentou a respeito dos projetos contemplados com editais do município e realização de oficinas e eventos em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, englobando dança, música e teatro. Também foi destacado o inventário de imóveis, que visa identificar construções que possam ser tombadas na região central da cidade, e vem sendo feito de forma voluntária por estudantes de um centro universitário e o COMDEPAC (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Cultural), por meio de convênio com a Prefeitura.

reuniao secretario cultura 11 05 2022 5

reuniao secretario cultura 11 05 2022 1

A descentralização cultural com diversos cursos no Polo Cultural Santa Cult e a inclusão social, por meio de ações culturais, foram citadas pelo secretário Oséas, que ressaltou a oficina “Nos passos da dança”, o qual é ofertado para pessoas de 08 a 50 anos, possibilitando que jovens e adultos tenham oportunidade de fazer aulas de balé.

Na ocasião, foi mencionada a iniciativa de um grupo de imigrantes haitianos e a Secretaria de Cultura para fomentar integração à sociedade através da dança e música. Já com relação aos novos eventos deste ano, Oséas ainda salientou a apresentação da Orquestra de Viola e Coral Sertanejo, bem como o Prêmio J. Silvestre de Fotografia e o Festival Internacional de Cinema Anselmo Duarte.

Em sua fala, o secretário aproveitou para explicar as parcerias com a empresa Eucatex, que fez doação de três toneladas de tinta artística; SENAI (doação de livros) e com o SESI (realização de show musical gratuito, com carreta-palco de 14 metros, no Pavilhão das Artes).

Sobre os eventos regulares, foi enfatizada a exposição dos Bonecões da Barra no período do carnaval, a encenação da Paixão de Cristo, o 13º Festival de Teatro de Salto, XXX Prêmio Moutonnée de Poesia, entre outros que englobam a Agenda Cultural. Para finalizar a sua apresentação, o secretário mostrou calendário dos próximos eventos que serão promovidos de maio a dezembro.

 

**Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://bit.ly/3Mct2Iw

Facebook: https://bit.ly/39eJ6uG