Imprimir

votos familia Castro 23 11 2021 1

Salto, 24 de novembro de 2021

Representantes da família Castro estiveram no Plenário da Câmara de Salto nesta terça-feira, dia 23, para receber um certificado referente aos Votos de Congratulações e Aplausos de autoria do vereador Antônio Cordeiro dos Santos. Sílvia Helena Castro, José Roberto Castro, Norma Castro e Maria Sílvia Castro compareceram a cerimônia, realizada pouco antes da sessão ordinária.

Por meio do Requerimento nº 277/2021, idealizado pelo suplente de vereador Michel Oliveira Rodrigues da Silva, o vereador Cordeiro concedeu a homenagem à família Castro tendo em vista sua contribuição com o município de Salto e seu centenário nesta cidade. A propositura foi votada e aprovada 39ª sessão ordinária, realizada no dia 26 de outubro de 2021.

Na cerimônia de entrega dos votos, o suplente Michel fez a leitura do requerimento e, junto do vereador Cordeiro, fez a entrega do certificado aos familiares.

votos familia Castro 23 11 2021 2

O Requerimento nº 277/2021 destaca o histórico da família no município, destacando que, no início do século XX, unia-se em matrimônio o casal Ignácio Xavier de Castro e Florisbella Augusta da Silva Castro, no dia 10 de janeiro de 1901.

“Ignácio, natural de Pindamonhangaba, e Florisbella, natural de Taubaté, residiram por um tempo em Indaiatuba, na Fazenda Tombadouro, onde trabalharam na lavoura antes de se mudarem para Salto no início dos anos de 1920, quando Sr. Ignácio chegou para trabalhar na construção no Canal de desvio do rio Tietê. Aqui, fixaram morada na rua Marechal Deodoro, número 1042, no bairro Vila Nova, local onde até os dias atuais residem membros da família”, contextualiza o texto da propositura.

“Ao término da construção do Canal, Ignácio Xavier de Castro comprou um sítio na região onde posteriormente se tornaria um bairro que levaria o seu nome, o Santo Ignácio, que fora vendido para empreendedores que decidiram manter o nome de Ignácio devido ao grande conhecimento da população com o sítio do seu Ignácio. Dona Florisbella, que trabalhava junto às filhas em casa no plantio e cultivo de flores, em especial as flores de lírios, que faziam vendas em datas especiais, dentre elas no Dia de Finados, também receberia uma homenagem de nossa cidade, quando, aos 30 dias do mês de outubro de 1988, quinze anos depois de sua partida, o então Prefeito Pílzio Nunciatto di Lelli decide por nomear uma creche situada no bairro Vila Norma com o nome de Florisbella Augusta da Silva Castro”, explica o requerimento, que pode ser conferido na íntegra no link https://bit.ly/30SahrJ.

votos familia Castro 23 11 2021 3

O casal matriarca e patriarca de uma das famílias negras de grande tradição também é conhecido por ter construído uma família numerosa e bastante ativa em nossa cidade, pois tiveram dezesseis filhos.

O presidente da Câmara, Cícero Landim, conduziu a cerimônia, da qual também participaram os vereadores Antônio Cordeiro dos Santos, Alessandro Dernival da Silva, Daniel Fraga Moreira Bertani, Fabio Jorge, Gideon Tavares, Henrique Balseiros Chamosa Neto, José Benedito de Carvalho “Macaia” e Vinícius Saudino de Moraes.

 

**Confira na íntegra o vídeo da entrega dos Votos de Congratulações e Aplausos à Família Castro:

TV Web: https://bit.ly/3l5kYxT

Facebook: https://bit.ly/32lZPJa