Salto, 21 de janeiro de 2021
O presidente da Câmara de Salto, Cícero Landim, e o demais integrantes da Mesa Diretora do Legislativo – o vice-presidente Edival Pereira Rosa “Preto”, o 1º secretário Daniel Fraga Moreira Bertani e o 2º secretário Fabio Jorge – foram recebidos na tarde desta terça-feira, dia 19, pelo prefeito Laerte Sonsin, pelo vice-prefeito Edemilson Santos e pelo secretário de Governo, Francisco José Procópio, na sede da Prefeitura.
No encontro, os integrantes da Mesa da Câmara abordaram suas primeiras ações no comando da Casa de Leis, e fizeram questionamentos ao chefe do Executivo sobre diversos assuntos, como a reforma administrativa da Prefeitura após a extinção dos cargos comissionados, o serviço de tamponamento de buracos nas vias do município e o relacionamento do Poder Executivo com o Poder Legislativo saltense.
O prefeito Laerte Sonsin disse que terá vários desafios ao longo deste ano, sendo um dos primeiros o projeto de lei da reforma administrativa da Prefeitura, que até o mês de março deverá será enviado para a apreciação da Câmara.
Outro projeto que em breve será encaminhado para a Casa de Leis diz respeito ao Programa Especial de Parcelamento de tributos (PEP), além da atualização na legislação que concede benefícios fiscais às empresas que se instalam no município.
O chefe do Executivo destacou a intenção de criar a Controladoria Geral do Município, com o objetivo de melhorar a fiscalização de vários serviços, como a execução de obras provenientes de contrapartidas dos empreendedores imobiliários. Laerte Sonsin também afirmou estar fazendo um levantamento dos repasses de verbas ao município – por meio de emendas parlamentares – que se encontram paralisados.
Sobre o tamponamento de buracos, foi explicado que o contrato com a empresa responsável pelo fornecimento da massa asfáltica e pela realização do serviço finalizou em novembro do ano passado, sendo necessário um novo processo licitatório. Por enquanto, na medida do possível, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos está fazendo o serviço de tapa-buracos até que a licitação seja concluída.
Na reunião, Laerte Sonsin e Edemilson Santos defenderam ainda a importância da realização de um trabalho em conjunto com a Câmara de Vereadores, buscando renovar a forma de administrar e trabalhar pelo município, mas sempre respeitando a independência entre os dois poderes.