Imprimir

visita usina 2

Salto, 03 de maio de 2019

Na sexta-feira, dia 03, os vereadores Edemilson Pereira dos Santos, Márcio Conrado, José Benedito de Carvalho “Macaia” e Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho” visitaram a Usina de Valorização de Resíduos da Construção Civil (UVRCC) que integra a empresa CSO Ambiental, a qual possui uma Parceria Público-Privada (PPP) com a prefeitura de Salto, sendo responsável pela limpeza pública e resíduos sólidos da cidade.

Segundo os engenheiros da CSO, Luiz Vargas e Fabrício Pereira, a usina iniciou as atividades em setembro de 2018 e conta com 12 funcionários. São cerca de 200 toneladas de resíduos recebidos por dia. A usina conta também com uma área reservada onde ficam caçambas para armazenamento separado de resíduos perigosos, como a telha de amianto, que seguem para aterro específico, seguindo a legislação ambiental.

Na ocasião, foi explicado que o processo começa com a pesagem das caçambas com os materiais, que em seguida são levados ao pátio de recebimento, onde é feita a descarga dos transportadores - em média, são recebidos diariamente 40 caçambeiros particulares e cinco caminhões da CSO que trazem materiais recolhidos nos Ecopontos da cidade.

visita usina 1

“Recebemos muita coisa misturada, é importante também um trabalho de mudança de cultura. Peças grandes de coluna ou vigas de metal, por exemplo, a CSO transporta até o aterro de rejeito inerte. Alguns materiais, como pedaços de madeira, vão para a empresa Eucatex que dá uma destinação do que certamente iria para o aterro”, ressaltou o engenheiro Luiz.

Após a separação prévia, os materiais passam pela rampa de alimentação, peneiras vibratórias, esteira, finalmente chegando ao processador, sendo separados conforme as dimensões (conseguindo obter até mesmo material fino, como a areia). 

visita usina 3

“É importante destacar que Salto está atendendo à Política Nacional de Resíduos Sólidos, com um trabalho ambiental diferenciado. Além disso, tem muita oportunidade para a utilização destes materiais, inclusive já usamos nos acessos do aterro sanitário, calçamento interno da CSO, e a prefeitura de Salto tem usado em estradas rurais, calçamento dos Ecopontos, entre outras destinações, tudo já contemplado pela PPP, sem custos adicionais para a prefeitura e trazendo benefícios para o município”, enfatizou o representante da CSO.

vista 5

“Enquanto presidente da Comissão de Organização da Câmara Municipal, eu agradeço a Concessionária CSO Ambiental pela receptividade e explanação para os vereadores dos serviços executados na gestão dos resíduos sólidos. O trabalho que está sendo desenvolvido ajudará na preservação ambiental, atendendo as legislações sanitárias e ambientais vigentes, contribuindo para aliviar o aterro de inerte. Precisamos conscientizar os cidadãos para que não joguem lixo doméstico, móveis, eletrodomésticos, nas caçambas de restos de construções para minimizar a triagem e assegurar a qualidade do resíduo, britagem e peneiramento”, salientou o vereador Edemilson.