Imprimir

Xandao-Natalino

Salto, 26 de setembro de 2017

Os vereadores Roberto Natalino Silveira e Alexandre Martins “Xandão” estiveram na manhã de segunda-feira, dia 25, no Centro de Saúde II (CSII) de Salto, ocasião em que verificaram o atendimento feito aos munícipes que procuram o local. Durante a visita, eles foram acompanhados pela enfermeira-chefe Ellen Ferreira Ladislau e pela chefe de setor Salete Corazza Faijon.

Natalino e Xandão foram informados de que, com várias pessoas deixando de pagar convênios médicos por conta do crescimento do desemprego, aumentou a demanda pelo SUS (Sistema Único de Saúde), fazendo crescer a procura pelos atendimentos no CSII.

Os representantes do Legislativo saltense também conversaram com a assistente social Wilma Galbes, que atua no Ambulatório de Moléstias Infecciosas. Esse serviço promove a conscientização referente à prevenção das DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), além do tratamento dessas e de outras doenças, como tuberculose, hanseníase e hepatites.

Wilma também comentou com os vereadores sobre a PEP (profilaxia pós-exposição sexual), que é um tratamento com terapia antirretroviral por 28 dias, para evitar a sobrevivência e a multiplicação do vírus HIV no organismo de uma pessoa que pode ter tido contato com o vírus em alguma situação, e tal tratamento deve ser iniciado em até 72 horas após a exposição de risco.

*Com informações do vereador Roberto Natalino Silveira.