Salto, 26 de setembro de 2017
Na tarde desta segunda-feira, dia 25, os vereadores Márcio Conrado, Edemilson Pereira dos Santos, Cícero Granjeiro Landim, Celso Charnoski “Alemão” e José Benedito de Carvalho “Macaia” protocolaram ofício na Promotoria de Justiça da Comarca de Salto referente ao número reduzido de funcionários na Delegacia de Polícia do município, solicitando que o Ministério Público promova as devidas providências.
Segundo um estudo feito pelo vereador Márcio Conrado – e que contou com a ajuda dos demais vereadores autores do documento encaminhado ao MP – faltam cerca de 65% do efetivo de policiais civis na delegacia de Salto.
De acordo com dados levantados pelo vereador, hoje se aglutinam no mesmo prédio situado na rua Rodrigues Alves, nº 617, a Delegacia de Polícia do Município de Salto, o 1º e 2º Distrito de Policias e a Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher, que juntos deveriam ter 56 agentes policiais entre delegados, investigadores e outros. Hoje há somente 19 agentes, e ainda há vários que estão em vias de se aposentar.
No ofício, o vereador Márcio Conrado também aponta que entre Boletins de Ocorrência e termos circunstanciados há cerca de 2.500 boletins sem elucidação somente em 2017, sem contar os anos anteriores, e ainda aproximadamente 600 inquéritos que tramitam vagarosamente devido à falta de agentes policiais.
Outras cidades já estão ganhando essa demanda na justiça, conforme explica o vereador Márcio Conrado, que também é advogado. “Salto deve cobrar do governo do estado que cumpra seu papel na segurança pública, se não lutarmos pela segurança vai chegar o dia em que estaremos igual ao Rio de Janeiro ou pior” explicou o vereador.
*Com informações do vereador Márcio Conrado.