Imprimir

denúncia-feita-pelo-vereador-Edemilson-site

Salto, 25 de setembro de 2017

O atual secretário Municipal de Meio Ambiente, Fernando Guatta Candiotto, nomeado em 05 de Maio de 2.017 pelo prefeito Geral Garcia, teria utilizado veículo oficial cedido pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Salto), nos meses de Junho, Julho e Agosto, irregularmente para fins pessoais. Este fato foi levantado pelo vereador Edemilson Santos, após denúncia.

Segundo o extrato do “Sistema Sem Parar”, um veículo oficial alugado pela Autarquia e cedido para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente [que dividem estruturas administrativas], Chevrolet / Onix 1.4 LT – 2.017/2.018 – Branco – Belo Horizonte – Chassis de n° final 02606, foi usado durante o expediente de trabalho, também em períodos noturnos ou em finais de semana, por períodos de até sei horas em Shoppings Centers de Itu, Jundiaí e São Paulo, com saídas além das 22 horas.

De igual maneira, em análise sobre o conteúdo desses extratos, por mais de 15 vezes ou mais, sempre entre os horários de 6h, 7h ou 8h e 17h, foi constatado registros de passagens na SP-300 - Praça de Pedágio de Itupeva – Rodovia das Colinas S/A – Dom Gabriel Paulino Couto Bueno, sentido Jundiaí – Salto e vice-versa (próximo ao bairro do Jacaré – Distrito de Cabreúva), demonstrando que o secretário ia regularmente para a sua residência com o veículo oficial, pernoitando no local e reapresentando-se no dia seguinte no Poder Público.

denúncia-uso-irregular-veículo-site

O prejuízo causado ao Erário Público Municipal é estipulado em mais de R$100,00 reais diários, levando em consideração o valor do aluguel mensal do veículo, gastos em combustíveis nos mais de 100,0 km (cem quilômetros) rodados diariamente e os valores das tarifas de pedágio e estacionamentos nos estabelecimentos.

O vereador Edemilson Santos, que tomou conhecimento sobre o grave conteúdo dos extratos, comunicou pessoalmente na manhã desta segunda-feira, dia 25 de setembro, ao prefeito Geraldo Garcia e o secretário de Governo Gilmar Mazetto, cobrando via Ofício a suspensão imediata da utilização do veículo pelo secretário, que seja instaurado Processo Administrativo Disciplinar e após as apurações seja cobrado do mesmo todos os prejuízos. Informou também que condutas deste tipo podem ser denunciadas no Ministério Público e configuradas como “improbidade administrativa”.

Destacou-se ainda, que todos os extratos do Sem Parar e Relatórios de Utilização de Veículos Oficiais deveriam ser publicados no site institucional da Prefeitura, dando publicidade para a população de como os veículos estão sendo usados e evitando comportamentos inapropriados.

*Texto enviado pelo vereador Edemilson Pereira dos Santos.