Imprimir

aud-publica-financas-site2

Salto, 24 de fevereiro de 2017

Na tarde desta quinta-feira, dia 23, a Secretaria Municipal de Finanças realizou uma Audiência Pública na Câmara da Estância Turística de Salto, sobre os dados financeiros do terceiro quadrimestre de 2016, período entre os meses de setembro e dezembro. A apresentação foi feita pela secretária de Finanças, Janaína Bassetti, e pelo contador Fausto do Monte Vecina, da mesma secretaria, que mostraram o relatório com as receitas e as despesas com pessoal, educação e saúde no período, além da dívida consolidada, alienação de ativos e dos restos a pagar.

Durante sua explanação, a secretária ressaltou que ao assumir o cargo e após o encerramento da execução orçamentária, a nova gestão constatou a existência, nas secretarias municipais, de diversas notas fiscais não apresentadas à contabilidade pela antiga administração. “Tratam-se de inúmeras notas fiscais referentes a compromissos assumidos pela administração anterior com diversos credores, as quais estão encartadas em processos administrativos específicos, os quais cuidarão da regular apuração de responsabilidades”. A secretária salientou que a situação financeira do município implicará a redução e corte dos gastos públicos nas mais diversas áreas, a fim de não só dar cumprimento aos ditames da Lei, mas também da correta e adequada gestão dos recursos públicos.

aud-publica-financas-site1

Os vereadores presentes na audiência fizeram questionamentos, que foram devidamente respondidos pelos representantes da Secretaria de Finanças. Os edis manifestaram preocupação, principalmente, com relação aos recursos destinados à Saúde e Educação. “Nós temos como prioridade os pagamentos da Saúde e da Educação, e da folha salarial da Prefeitura, considerando essencial e é o que vamos cumprir. Todos os outros investimentos que a cidade necessita são objetos de análise criteriosa”, explicou Janaína.

Os edis também apontaram sobre a falta de um representante do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Salto para dar esclarecimentos sobre a autarquia. “Como são dados consolidados do ano passado, nós priorizamos vir apenas os representantes da Prefeitura, mas providenciarei que na próxima vez também venha um representante do setor financeiro do SAAE”, disse a secretária.

A audiência pública foi conduzida pelo presidente da Câmara de Salto, Luiz Carlos Batista “Luizão”, e teve a participação dos vereadores Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel”, Vinícius Saudino de Moraes, Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”, Márcio Conrado, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Celso Charnoski “Alemão do Santa Cruz”, Cícero Granjeiro Landim, Edemilson Pereira dos Santos, Clodoaldo Martins de Oliveira, Lafaiete Pinheiro dos Santos e Roberto Natalino Silveira.