
Salto, 02 de junho de 2016
O vereador Edemilson Pereira dos Santos, nesta quarta-feira, dia 1º, enviou ofício ao superintendente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Salto, Paulo Takeyama, para que a autarquia encontre uma maneira de comunicar a população sobre a substituição dos hidrômetros.
O vereador sugeriu que esta informação pudesse estar na conta de água e esgoto dos munícipes. “As substituições estão ocorrendo sem aviso prévio aos moradores e os lacres antigos ficam jogados dentro das caixas de registros, ou no chão em total desrespeito aos contribuintes. Além disso, os responsáveis pela troca ainda deixam em muitos lugares os registros de abastecimento fechados, o que gera a paralisação no abastecimento, sem conhecimento do morador”, esclareceu Edemilson.
Ainda no documento, o vereador ressaltou que tem recebido diversas reclamações dos hidrômetros que ficam na calçada e são trocados sem nenhuma informação. “É de conhecimento que o SAAE tem odireito de remanejar os hidrômetros das ligações, quando constatada a necessidade técnica de intervir nos mesmos, porém o consumidor nem sempre é comunicado e o medidor é substituído sem aviso”.
Segundo o vereador, as cobranças têm sido abusivas e desproporcionais ao consumo após a troca. “Todos são sabedores que é obrigatória a substituição do hidrômetro, devido aos desgastes nas engrenagens internas, que passam a trabalhar fora das condições ideais.Por isso, quando um novo aparelho é instalado na casa, a diferença surge na conta, além de que asubstituição dos equipamentos mais antigos, sem custo para os consumidores. Porém a falta de comunicação aos consumidores é crime, sem falar que o SAAE substitui sem emitir nenhum laudo técnico afirmando a inexistência de defeito nohidrômetro”.
*Com foto e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.