moradores-de-rua-edemilson

O Vereador Edemilson Santos encaminhou ao Prefeito Juvenil Cirelli, à Secretaria da Ação Social e Cidadania, Lucília Damasceno e ao Secretário Da Defesa Social, Coronel Adilson Marinho, um ofício em que solicita a construção de um albergue para abrigar pessoas que se encontram abandonadas pelas famílias ou que escolheram as ruas como opção. De acordo com o Vereador, também se faz necessário atender esses moradores de rua em clínicas de recuperação, em vista de alguns serem viciados em álcool e drogas.

No ofício, Edemilson sugeriu à Secretaria da Ação Social, a realização de um levantamento dessas pessoas que ficam nas praças públicas. “Cada dia que passa percebemos que chegam novos andarilhos, bem como aqueles que acabaram de sair das cadeias e ficam à mercê de dormir em bancos de praças”, disse o Vereador.

O Representante do Legislativo solicitou também uma atenção do comando da Guarda Civil Municipal para fiscalizar as praças onde são frequentadas pelo grupo de andarilhos. Neste meio tem alguns indivíduos que estão distribuindo drogas e transformando os espaços públicos em locais de pouca frequência por parte da população.

Exemplo disso é a união de um grupo de moradores de rua, incluindo alguns já conhecidos de Salto, que está se utilizando da Praça da Saudade para o ‘acampamento’, moradia, banho de sol e até cozinha improvisada debaixo de uma tenda.

“Os bancos servem para estender as roupas que são lavadas nas torneiras que deveriam ser usadas para regar as flores, alguns deles usam de palavras de baixo calão, brigam entre si e mexem com populares. Sem contar que todos os veículos que estacionam nas proximidades, eles oferecem seus serviços como ‘olheiros’, causando preocupação nos donos dos veículos, porque quando não pagam, seus veículos são riscados”, disse o Vereador.

Edemilson disse ainda que a condição dos moradores de rua se trata de problema social e que o direito de ir e vir de todos está na Constituição Federal, porém, é dever do Município cuidar e zelar pelos espaços públicos.