Hidrometro

O Vereador Edemilson Santos oficiou ao Prefeito Juvenil Cirelli e ao Superintendente do SAAE, Rodnei Bergamo, para que informem o motivo pelo qual não há selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Edemilson informou ainda que tem recebido diversas reclamações dos moradores nos quatro cantos da cidade, que após a colocação dos novos hidrômetros não representam o consumo real dos cidadãos.

“A questão chama atenção, pois em algumas residências no mês de troca, já com os novos hidrômetros, o consumo foi menor ou igual à média anterior, já outros sofrem com os altos valores das contas de água. O que nos preocupa é a precisão da regulagem do hidrômetro, pois tem dobrado o consumo”, disse o Vereador.

O Representante do Legislativo disse ainda saber que o objetivo é de cada vez mais melhorar os hidrômetros em nosso município, tanto na qualidade como na confiabilidade da medição precisa do consumo de cada usuário, para que não haja qualquer prejuízo para nenhuma das partes. Mas, mesmo assim solicita uma rigorosa apuração, para corrigir e, se for necessário, devolver valores recebidos  por cobranças indevidas.

“Na maior parte dos moradores que teve seus hidrômetros trocados houve um aumento significativo nos valores, em alguns casos chega a 300%. O que solicito é uma atenção especial em cada caso, pois os valores cobrados não podem ser maiores que a média do consumo dos 12 meses anteriores à troca dos hidrômetros” indagou o Representante do Legislativo.

Edemilson questionou também se a partir da troca, o hidrômetro, que era de propriedade do consumidor, passa a ser uma responsabilidade do SAAE Ambiental e se o cidadão ficará livre de qualquer despesa inerente ao equipamento.