transporte-saúde-site

Nesta semana, o Vereador Edemilson Santos encaminhou ao Prefeito Juvenil Cirelli e à Secretária da Saúde, Cláudia Meirelles, por meio de um ofício uma solicitação para criação de uma unidade específica para o paciente com câncer na Secretaria da Saúde.

“O portador de câncer precisa ser atendido com uma equipe multidisciplinar formada por equipe administrativa específica que possa acompanhar os doentes em determinadas situações. Isso faria com que os pacientes não dependessem mais de passar central de regulação e nem enfrentar filas. Precisamos dar uma atenção maior para pacientes com câncer em tratamento de quimioterapia e radioterapia”, disse o Vereador.

Ainda, segundo Edemilson é necessário um estudo aprofundado sobre cada paciente, tendo em vista que muitos não estão tendo o benefício do transporte e muita gente não tem condições de ir por conta própria. Isso acontece, segundo o Vereador porque geralmente o trajeto é mais um transtorno com o qual eles e seus acompanhantes precisam lidar devido o veículo sair durante a madrugada e seus tratamentos de quimioterapia e radioterapia serem no período da tarde.

“O que solicito é um auxílio no transporte dos pacientes debilitados, dando uma atenção especial e que os pacientes sejam monitorados através do registro dos dados, buscando maior segurança e eficiência do serviço prestado a eles, por finalidade proporcionar maior segurança e evitar riscos adicionais no transporte”, justificou.

“Como exemplo, cito aqui a paciente, a senhora Maria Xavier Tosoni que faz tratamento no ambulatorial no RGHC e precisa ser transportada em veículo privativo com acompanhante, visto que a família não tem condições financeiras para custear o transporte. Durante este ano, o sofrimento está sendo grandioso. A situação dela, assim como de muitas outras pessoas, é grave e precisa ser tratada de maneira diferenciada, pois estão com um quadro clinico grave ou gravíssimo”, contou.

Por esse motivo, o Vereador solicita um departamento exclusivo para esses pacientes e novamente uma atenção à senhora Maria Xavier Tosoni. “A saúde é o bem mais sagrado do ser humano e temos que seguir a Constituição Federal, que assegura a todos o direito à saúde”, finalizou.