reuniao sec adm 19 04 2021

Salto, 19 de abril de 2021

Na segunda-feira, dia 19, foi realizada uma reunião entre os vereadores da Câmara de Salto e o secretário de Administração, Caio Vinícius Picinin, tendo sido feita de modo virtual, utilizando o sistema de videoconferência gratuito denominado Jitsi Meet.

A reunião ocorreu em atendimento ao Requerimento nº 49/2021, de autoria do vereador Marcio Conrado, com objetivo de que o secretário prestasse esclarecimentos referentes à formatação de computadores da Prefeitura e perda de dados armazenados, o que teria ocorrido antes da atual administração assumir o Poder Executivo de Salto.

Inicialmente, o secretário Caio explanou as iniciativas que estão sendo adotadas em sua pasta, como reestruturação do setor visando mais eficiência, disponibilização de número telefônico para sugestões, dúvidas e reclamações da população, entre outras ações.

Com relação ao motivo de sua convocação, esclareceu que durante a transição de governo, feita em dezembro de 2020, não foi apontado problema relacionado à rede de computadores da Prefeitura. No entanto, logo no dia primeiro de janeiro de 2021, após a posse da nova gestão, houve tentativa, mas não se conseguiu efetivar o acesso.

No dia 04 de janeiro, ocorreram diversas reclamações das secretarias relatando que os computadores tinham sido formatados e também os arquivos da rede – no qual eram compartilhados documentos de rotina, despachos, processos, entre outros – tinham sido apagados manualmente e sem backup para recuperação dos dados.

Diante desta situação, o secretário de Administração informou que foi aberto processo administrativo interno e adotadas as medidas cabíveis e, posteriormente, o caso foi levado ao conhecimento da polícia com registro de Boletim de Ocorrência.

Ainda foi explicado que parece não ter acontecido o arrombamento do prédio da prefeitura, e por isso existe a possibilidade do acesso à rede ter sido de maneira remota, ressaltando que os dados dos servidores municipais não foram afetados, uma vez que o setor de Recursos Humanos possui um sistema separado.

reuniao sec adm 19 04 2021 1

Caio Picinin aproveitou a oportunidade e comentou que nas pesquisas internas não conseguiram identificar o registro de acessos à rede e que a prefeitura aguarda a perícia dos técnicos da polícia. E, que nos dias iniciais a gestão teve prejuízo com a perda dos arquivos, citando o trabalho relacionado aos processos de licitação, mas que atualmente já supriu cerca de 80% da rotina. Para finalizar, o secretário sugeriu que seja feito um projeto de lei com diretrizes para que a transição de governo aconteça sempre de maneira adequada.

Para esta reunião, o presidente Cícero Landim e o vice-presidente Edival Pereira Rosa “Preto” permaneceram no plenário, já os demais vereadores e o secretário de Administração participaram de forma remota. Os vereadores que estiveram na reunião virtual foram: José Benedito de Carvalho “Macaia”, Daniel Bertani, Fabio Jorge, Vinícius Saudino de Moraes, Ezequiel de Souza Damasceno e Marcio Conrado.

Os interessados puderam acompanhar a transmissão ao vivo pela TV Web da Câmara e pela página oficial do Poder Legislativo Saltense no Facebook.

Confira na íntegra o vídeo da reunião:

TV Web: https://bit.ly/3v2nIOZ

Facebook: https://bit.ly/3dAOCYF