audiencia publica saude 1 site

Salto, 26 de fevereiro de 2021

A Secretaria Municipal da Saúde promoveu na Câmara de Salto, na quinta-feira, dia 25, a Audiência Pública para prestação de contas dos indicadores do terceiro quadrimestre de 2020, compreendendo o período entre os meses de setembro a dezembro.

O farmacêutico Mauro Takanore Okumura apresentou os dados desse período, abordando o financiamento da saúde (recursos federais, estaduais e municipais), as despesas da secretaria no último quadrimestre, os valores provenientes das emendas de deputados federais e estaduais e as emendas impositivas dos vereadores.

Em seguida, foram apresentados os dados sobre os atendimentos médicos na rede básica de saúde e no Ambulatório de Especialidades Médicas, os atendimentos realizados pelo Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI), os atendimentos no Setor de Fisioterapia, no Programa “Melhor em Casa”, no CISM (Centro Integrado de Saúde da Mulher), no Ambulatório de Geriatria, no CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial) e CAPS-AD (Álcool e Drogas), os agendamentos de consultas e exames na Central de Regulação, os serviços odontológicos e de assistência farmacêutica, o número de pacientes atendidos pelo Setor de Transportes, as ações da Vigilância Sanitária e os indicadores epidemiológicos (cobertura vacinal e dengue), as atividades ligadas ao controle de zoonoses e a quantidade de demandas registradas por meio da Ouvidoria Municipal.

audiencia publica saude 2 site

Foram abordados ainda os índices relacionados ao Hospital e Maternidade Nossa Senhora do Monte Serrat, incluindo o AME (Ambulatório Médico de Especialidades), como receitas e custos operacionais, atendimentos no Pronto Socorro, internações, partos, exames e cirurgias.

Sobre o combate à Covid-19, Mauro Okumura explicou que todas as unidades básicas de saúde realizam a testagem de casos suspeitos, conforme protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, e que o Hospital Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat também faz isso e conta com seis leitos de UTI adulto reservados para pacientes acometidos pela Covid-19, além de 23 leitos de internação clínica.

Falando a respeito da campanha de vacinação contra o novo coronavírus, Mauro destacou que a vacinação está sendo organizada através de cadastro a ser realizado no site da Prefeitura, conforme os grupos prioritários estabelecidos pelo Estado. Neste momento, podem se cadastrar profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos. À medida que as vacinas são disponibilizadas para o município, o agendamento é feito para o munícipe em um dos polos de vacinação, localizados no CRAS do Jardim Saltense, no Centro de Lazer Arlindo Bonardi (Jardim das Nações), na Proteção e Defesa Civil (Jardim Santa Cruz) e no Ceunsp (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio).

audiencia publica saude 3 site

Também foram apresentados os recursos recebidos para o enfrentamento da pandemia e as despesas realizadas com materiais e serviços relacionados à Covid-19. Na sequência, o secretário de Saúde, Fábio Roberto Sartório, e servidores da secretaria, como a enfermeira Águeda Virgínia Brizola Silva e o diretor técnico do hospital municipal, Dr. Renato Cassani, responderam aos questionamentos dos vereadores e do público.

A audiência pública foi conduzida pelo presidente da Câmara, Cícero Landim, e contou com a participação dos vereadores Alessandro Dernival da Silva “Sandro Palhaço”, Daniel Fraga Moreira Bertani, Edival Pereira Rosa “Preto”, Fabio Jorge, Henrique Balseiros Chamosa Neto, José Benedito de Carvalho “Macaia” e Márcio Conrado. Também estiveram presentes outros servidores da secretaria e membros do Conselho Municipal de Saúde.

**Confira na íntegra o vídeo da Audiência Pública de Saúde:

TV Web: https://bit.ly/2NGAvGU

Facebook: https://bit.ly/3svT0wA