reuniao saae 2

Salto, 12 de fevereiro de 2021

No plenário da Câmara de Salto, os vereadores e o superintendente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), Ernivan Fernandes Balieiro - em atendimento ao Requerimento nº 03/2021, de autoria do vereador Antônio Cordeiro dos Santos – estiveram reunidos, na quinta-feira, dia 11, para debaterem a respeito da falta de água na região do Jardim Santa Cruz e outras localidades do município, e ainda tratar sobre os equipamentos da autarquia, os cargos privativos de nomeação por comissão, entre outros assuntos.

Equipamentos e cargos – Inicialmente, foi apresentada a situação dos equipamentos, destacando que todos os veículos da frota estavam quebrados, e agora foram para conserto. Já a setorização do Jardim Santa Cruz foi regularizada e sendo acompanhadas situações pontuais; além de estarem 70 bombas em manutenção e aberto licitação para compra de bomba para o reservatório elevado do Jardim Santa Marta. Com relação aos cargos de diretores e assessores, o superintendente ressaltou que são importantes para o andamento dos trabalhos da autarquia, elencando as qualificações das pessoas que assumiram tais funções.

reuniao saae

Falta de água Referente à falta de água na região do Jardim Santa Cruz e Jardim Cidade, foi salientado que estas regiões são abastecidas pelo reservatório apoiado de três milhões de litros de água do Jardim Cidade; e que nos últimos dois anos, foram conectados novos empreendimentos (Parque Imperial, Jardim Guarujá e Villagio do Conde) ao sistema do reservatório do Santa Cruz – (cerca de 500 novas famílias), que demandaram maior fluxo de água.

Como solução, Ernivan pontuou a nova rede interligando a ETA Bela Vista ao reservatório apoiado do Jardim Cidade e a interligação com o reservatório no Imperial, reforçando que a conclusão da obra de interligação da ETA ao reservatório deveria ter acontecido em dezembro de 2020, período em que se iniciou o serviço de ligação do “booster” da Avenida dos Trabalhadores à nova rede.

No final de janeiro, foi feita a realização do serviço de interligação do “booster”, com a empresa contratada e a fiscalização do SAAE. Porém, durante o serviço, uma das peças de conexão apresentou problema de vazamento e teve que ser refeita. Após novos problemas, com intervenção da equipe técnica-operacional do SAAE, foi decidido voltar à rede antiga para reavaliar a execução do serviço. O prazo é que em 60 dias seja concluída a interligação, executada por uma nova empresa contratada por licitação emergencial.

Segundo o superintendente, além de finalizar a rede entre os reservatórios (Imperial e Cidade), também já está sendo realizado o processo licitatório da casa de bombas do reservatório do Jardim Cidade, com prazo de nove meses de obra. Além disso, a autarquia enfrenta problemas como a captação insuficiente e distribuição irregular da água.

reuniao saae 3

Mais ações – Na reunião, o representante do SAAE disse que contratou um estudo de batimetria para mensurar a profundidade das represas do Piraí e do Buru e, posteriormente, vai contratar empresa para fazer o desassoreamento após o período chuvoso, com isso aumentar a reserva de água nas duas represas.

Destacou também que iniciaram estudos e projeto de recuperação de um dos decantadores da ETA Bela Vista que está desativado; implantação de atendimento para pessoas vulneráveis, através de parceria com a Secretaria de Ação Social e Cidadania; transferência do Almoxarifado para sede, e encerramento do contrato de locação ao custo de R$ 90 mil anuais; e elaboração do projeto de parcelamento de dívidas.

Novos empreendimentos – Ernivan mostrou uma tabela com dados de novos loteamentos horizontais e condomínios verticais – aprovados, pré-aprovados e em estudo – totalizando um aumento de aproximadamente 14 mil novas ligações de água nos próximos anos.

Conta de água – O superintendente explicou que os munícipes que avaliam ter tido um aumento inadequado no valor da conta de água devem ir pessoalmente à sede da autarquia para abrir um processo administrativo, e dependendo do caso um técnico vai à residência para verificar possíveis problemas de vazamento.

Após responder todos os questionamentos feitos durante a reunião, o superintendente do SAAE agradeceu pela cordialidade com a qual foi recebido e se colocou à disposição dos vereadores.

Estiveram presentes os vereadores: Cícero Landim (presidente), Edival Pereira Rosa “Preto” (vice-presidente), Daniel Fraga Moreira Bertani (1º secretário), Fabio Jorge (2º secretário), Alessandro Dernival da Silva “Sandro Palhaço”, Antônio Cordeiro dos Santos, Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel”, Henrique Balseiros Chamosa Neto, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Márcio Conrado e Vinícius Saudino de Moraes. Também acompanharam a reunião o chefe de gabinete da autarquia, Alisson Bressiano, e a ouvidora Rochelle Corazza.

Público – A reunião foi aberta ao público, sendo respeitada a ocupação máxima de 40% dos assentos disponíveis, seguindo o Ato da Mesa nº 02/2021. Vale lembrar que, como consta no Ato, o acesso às dependências da Câmara só é permitido com o uso de máscaras, assepsia das mãos com álcool gel 70º e medição de temperatura até 37,5º.

Transmissão ao vivo – A reunião foi transmitida ao vivo pela TV Web da Câmara de Salto e Página Oficial da Câmara no Facebook.