reuniao vereadores Nardelli 1 site

Salto, 08 de fevereiro de 2021

Os vereadores da Câmara de Salto se reuniram nesta quinta-feira, dia 04, com os diretores da empresa Auto Ônibus Nardelli, concessionária responsável pelo transporte público no município. Compareceram os diretores Júlio Scalet Roque, Pedro Scalet Roque, Breno de Almeida Roque, o advogado Alexandre Nascimento e o gerente operacional Miguel Martins.

No início da apresentação feita pela Nardelli, foram destacados os investimentos feitos pela empresa nos últimos dois anos, período referente ao novo contrato de concessão. Também foi mostrado o funcionamento do sistema de monitoramento, que permite acompanhar em tempo real a saída da garagem de cada veículo da frota, possibilitando visualizar as ocorrências operacionais, como ônibus atrasados, adiantados ou no tempo certo da linha.

Os diretores explicaram ainda sobre o aplicativo CittaMobi, por meio do qual o usuário do transporte coletivo tem acesso aos pontos de ônibus mais próximos, confere a previsão de chegada e pode traçar a melhor rota de caminhada até o local onde o ônibus vai passar, além de buscar linhas e ver o itinerário completo.

reuniao vereadores Nardelli 2 site

Na sequência, os representantes da Nardelli começaram a falar sobre o cenário atual pelo qual a empresa está passando, em grande parte em virtude da pandemia. Porém, mesmo antes da Covid-19, o número somado de passageiros nunca chegou à quantidade prevista pelo edital de concessão, que previa mais de 4,1 milhões de usuários transportados a cada ano.

Em 2019, o número de pessoas transportadas foi de pouco mais de 3,9 milhões e, no ano passado, foram menos de 1,8 milhões. Por conta dessa diminuição no número de passageiros em relação ao edital, a empresa deixou de faturar quase R$ 1 milhão em 2019 e, em 2020, mais de R$ 8,9 milhões – já descontadas as receitas obtidas pela concessionária com a tarifa no valor de R$ 3,80.

Comparando-se os valores antes e depois da pandemia, subtraindo-se o faturamento das despesas, o prejuízo foi de pouco mais de R$ 5 milhões em 2019 e, no ano passado, mais de R$ 6,5 milhões.

Segundo a empresa, o valor ideal da tarifa para que não houvesse nenhum prejuízo financeiro – e mesmo assim com lucro zero à Nardelli – deveria ser de R$ 5,02 em 2019 e, em 2020, com a queda maior no número de passageiros, de R$ 7,45.

A Nardelli afirmou ainda que, atualmente, 34,3% dos usuários viajam fazendo uso do benefício da gratuidade, porcentagem que representa o dobro da média nacional. Os diretores disseram também que vem caindo ano após ano, desde 2014, o número de usuários do transporte coletivo – com a queda mais brusca registrada em 2020 por conta da pandemia –, e que essa é uma realidade verificada em todos os municípios. A única saída, de acordo com a concessionária, seria a Prefeitura subsidiar o transporte coletivo, o qual atualmente não conta com repasses do Poder Executivo.

Considerando que, pelo atual contrato, é a Prefeitura quem determina a quantidade de ônibus circulando, bem como os horários e as frequências, as alternativas vislumbradas pela Nardelli são a busca de indenização por parte da Prefeitura – tendo em vista que a arrecadação caiu quase 80% devido à pandemia –, a busca do reequilíbrio econômico previsto em contrato ou o aumento no valor da tarifa.

reuniao vereadores Nardelli 3 site

Os diretores da empresa informaram que deram entrada no pedido de indenização em dois processos separados, sendo que a primeira parte é referente ao período que vai de março a agosto de 2020 e já foi concedido o parecer jurídico, tendo sido liberado o pagamento pelo então secretário de Defesa Social, Redcliff Sierra dos Santos, faltando agora apenas o recebimento dos valores pleiteados, correspondentes a quase R$ 2,7 milhões.

Conforme disse a Nardelli, a Secretaria de Defesa Social sugeriu que o montante fosse pago em 12 parcelas, mas, de acordo com a empresa, pela atual situação financeira e pelos custos de operação, é essencial que o valor seja pago em seis parcelas.

A segunda parte do pedido de indenização envolve o período entre setembro e dezembro de 2020, e a concessionária disse estar com o documento pronto para ser protocolado, solicitando o ressarcimento no valor de pouco mais de R$ 2 milhões.

Em seguida à apresentação, os vereadores puderam tirar dúvidas sobre os problemas financeiros e outros apresentados na reunião. Estiveram presentes Cícero Landim (presidente), Edival Pereira Rosa “Preto” (vice-presidente), Daniel Fraga Moreira Bertani (1º secretário), Fabio Jorge (2º secretário), Alessandro Dernival da Silva “Sandro Palhaço”, Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel”, Henrique Balseiros Chamosa Neto, Márcio Conrado e Vinícius Saudino de Moraes.

**Confira na íntegra a Reunião entre os Vereadores a Auto Ônibus Nardelli acessando o vídeo na TV Web ou no Facebook da Câmara de Salto.