reuniao vereadores Nutriplus 1 site

Salto, 14 de janeiro de 2021

Dando sequência às reuniões que a Mesa Diretora da Câmara de Salto tem realizado com os principais prestadores de serviços ao município, nesta quarta-feira, dia 13, os vereadores Cícero Landim (presidente), Edival Pereira Rosa “Preto” (vice-presidente), Daniel Fraga Moreira Bertani (1º secretário) e Fabio Jorge (2º secretário) estiveram na Nutriplus Alimentação, empresa fornecedora de alimentação nas unidades escolares de Salto.

Os vereadores foram recepcionados pelo presidente do Grupo JLJ (controlador da Nutriplus), Ignácio de Moraes Júnior; pelo gerente de Comércio Exterior e diretor da Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), José Augusto Rodrigues Gonçalves; e pelo gerente de Comunicação e Marketing, Antonio Valini, os quais expuseram dados sobre a presença da empresa em oito estados brasileiros e em países das América Latina (Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai). Também disseram que o faturamento foi fortemente abalado desde o início da pandemia de Covid-19.

A Nutriplus disse aos vereadores que, na tarde do dia 13, a empresa teria uma reunião com a Secretaria de Educação de Salto para serem informados sobre como e quando deverá ser o retorno das aulas nas escolas, ainda que de forma híbrida (presencial e online), por meio de revezamento.

O presidente do Grupo JLJ, Ignácio de Moraes Júnior, explicou que a Lei nº 13.987, de 07 de abril de 2020, flexibilizou a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), autorizando, durante o período de suspensão das aulas, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do PNAE aos pais ou responsáveis dos alunos das escolas públicas de educação básica.

reuniao vereadores Nutriplus 2 site

Foram debatidos na reunião os inconvenientes do kit alimentação, entregue nesse período de pandemia como uma espécie de paliativo. Esse tipo de cesta básica, além de requerer o preparo dos alimentos pela família do aluno (kit seco) – que muitas vezes já recebe uma cesta básica do local onde trabalha –, acaba muitas vezes por promover aglomerações nos locais de retirada da cesta.

Os representantes da Nutriplus apresentaram aos vereadores o Projeto “Alimentação Escolar Individualizada”, desenvolvido como forma de garantir o fornecimento de alimentação escolar aos alunos da rede pública de ensino durante a situação de emergência decorrente da pandemia, período em que as atividades escolares estão suspensas.

De acordo com esse projeto, já implantado na cidade paulista de Tatuí, as refeições são preparadas diariamente pelas cozinheiras escolares em 20 unidades escolares consideradas polos de distribuição naquela cidade. As marmitex preparadas são retiradas pelos colaboradores da Secretaria de Educação de Tatuí e levadas até os locais onde serão entregues aos pais ou responsáveis dos alunos.

A Nutriplus pretende apresentar um projeto nesses moldes à Prefeitura de Salto, de modo a substituir o kit seco pelas marmitex, melhorando, assim, a qualidade da alimentação escolar durante a pandemia.