Imprimir

reuniao vereadores hospital 1 site

Salto, 11 de janeiro de 2021

O presidente da Câmara de Salto, Cícero Landim, o vice-presidente Edival Pereira Rosa “Preto”, o 1º secretário Daniel Fraga Moreira Bertani e o 2º secretário Fabio Jorge Rodrigues reuniram-se na última quinta-feira, dia 07, com os gestores do Hospital Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat. Um dos assuntos abordados foi o possível fim do contrato do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH) com a Prefeitura para a gestão do hospital.

O responsável por assuntos institucionais do IBDAH, Luciano Marcondes Cadoná, e a diretora operacional do hospital, Cláudia Lacerda, explicaram aos vereadores que a Secretaria Municipal de Saúde havia informado, antes do início da gestão feita pelo instituto, que a média diária de atendimentos no hospital era de 350 pessoas, mas, logo no início do ano passado, ainda antes da pandemia (janeiro e fevereiro), a média registrada foi de mais de 700 atendimentos por dia.

Em novembro, próximo de completar um ano da gestão feita pelo IBDAH, o instituto apresentou à Prefeitura o aumento nos custos operacionais do hospital – inclusive nas despesas com a equipe médica e nos EPIs (equipamentos de proteção individual) –, em virtude do maior número de atendimentos de casos de Covid-19 e do recebimento de pacientes vindos de Itu, por conta da troca na gestão da Santa Casa de Misericórdia daquele município.

reuniao vereadores hospital 2 site

A partir disso, de acordo com Cláudia e Luciano, a Prefeitura não concordou com os valores apresentados. Diante da falta de interesse do IBDAH em permanecer na gestão do hospital, a Procuradoria Geral do Município obrigou o instituto a ficar por até mais 120 dias, e o IBDAH apresentou as condições necessárias para a renovação por esse período.

Na edição do Diário Oficial do Município do dia 24 de dezembro de 2020, foi publicado o extrato de aditamento da Prefeitura com o IBDAH, prorrogando o contrato pelo valor de R$ 20.706.265,08 (vinte milhões, setecentos e seis mil, duzentos e sessenta e cinco reais e oito centavos) por até quatro meses, de 09 de dezembro de 2020 a 08 de abril de 2021.

Os representantes do IBDAH afirmaram, na reunião, que a gestão anterior da Prefeitura havia informado a eles que o atendimento nas UBSs (unidades básicas de saúde) seria melhorado, o que levaria à diminuição no número de pessoas sendo atendidas no hospital. Eles disseram ter a expectativa de que o atual prefeito promova esse melhor atendimento nas UBSs do município.

reuniao vereadores hospital 4 site

Luciano e Cláudia enfatizaram que deveria existir uma integração entre o hospital e as unidades básicas de saúde, a exemplo do que ocorre em Botucatu, a fim de que os prontuários dos pacientes possam ser acessados pelos profissionais de saúde de qualquer um desses locais, agilizando, assim, o atendimento.

A preocupação dos representantes do instituto é com a aproximação do fim do contrato emergencial, no dia 08 de abril. Cláudia e Luciano destacaram que aguardam que a Prefeitura informe até o mês de fevereiro se pretende continuar ou não com o IBDAH gerindo o hospital, pois, em caso contrário, todos os funcionários deverão entrar em aviso prévio no dia 08 de março.

Foram destacadas ainda as melhorias realizadas no hospital ao longo do último ano, como o aumento no número de leitos de UTI (unidade de teria intensiva), o envio de respiradores pelo Governo do Estado e de monitores pelo município, além dos indicadores satisfatórios registrados na Ouvidoria.

Também estiveram presentes à reunião o diretor clínico Dr. Márcio André Stuchi Penitenti, o diretor técnico Dr. Renato Cassani, o gerente de enfermagem João Henrique Andrade, o coordenador administrativo Eder Luiz Porro e o assessor jurídico Felipe Kormann Stefani.