respostas pandemia

Salto, 16 de junho de 2020

Devido à pandemia do novo Coronavírus, a Audiência Pública da Secretaria de Saúde, que costumeiramente é realizada nas dependências da Câmara Municipal, aconteceu de forma virtual na Prefeitura de Salto, no dia 28 de maio.

Ao final, o secretário de Saúde, Fernando Amâncio de Camargo, informou que os questionamentos poderiam ser enviados por e-mail. Desta maneira, o vereador Edemilson Pereira dos Santos encaminhou uma série de perguntas ao secretário, no mesmo dia, obtendo o retorno no dia 8 de junho, sobre a aplicação dos recursos relacionados à Covid-19, leitos disponíveis de UTI, consultas, dentre outras dúvidas.

Abaixo, segue o conteúdo para conhecimento da população:

Com o objetivo de entender melhor a aplicação do recurso da COVID-19, existe uma portaria do Ministério da Saúde autorizando a habilitação de leitos exclusivos para a Covid-19, desde que a solicitação seja conjunta entre município e Estado.

1 - Mediante a exposição, qual o valor recebido pela Prefeitura de Salto por cada leito habilitado diariamente para o custeio e manutenção, repassado pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Estado? Desde quando está recebendo?

R: O valor é de R$ 1.600,00 e ainda não há liberação por leito. Já foi feita a validação no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e o valor está sendo aguardado para este mês.

2 – Quando serão instalados os novos leitos para atendimento ao COVID-19?
R: A instalação de novos leitos depende ainda da compra de equipamentos, ainda não há previsão de instalação.

3 - Ocorreu alguma mudança contratual com o objetivo de aumentar os números de profissionais à disposição para atender a demanda do COVID-19?

R: Foram enviados termos de aditamento para o objetivo citado e estão em análise no Jurídico.

4 - Existem equipes exclusivas para o Coronavírus? Temos informações que desde o início estavam funcionando equipes separadas e no dia 01/04, foi suspenso esse trabalho formatado pela equipe do Hospital, sendo os médicos obrigados a atuarem tanto no atendimento da UTI e também no setor da COVID. Ocorreram mudanças? Explique por favor.

R: Existem equipes separadas, contudo passamos uma fase sem pacientes na UTI, quando isso ocorre as equipes atendem normalmente os pacientes de UTI. No momento temos pacientes e equipes separadas para atendimento. Com todos os treinamentos e equipamentos adequados.

5 - Quantas cirurgias eletivas do Ambulatório Médico de Especialidades
(AME) foram canceladas desde o início da quarentena até o presente momento?

R: Cirurgias com internação foram 91 – conforme quadro da audiência e Cirurgias Ambulatoriais foram 102 – conforme quadro da audiência.

6 – Mediante a exposição do grande número de pessoas aguardando para remarcações dos exames, procedimentos e consultas na rede básica, quando serão retomados os serviços?

R: A Secretaria de saúde esclarece que conforme a portaria nº 123 de 20/03/2020, as consultas de rotina com clínico geral e pediatra das unidades básicas foram adiadas com o intuito de liberar vagas para pacientes com síndrome gripal, e também atender as demais demandas urgentes de responsabilidade da atenção básica. Esclarecemos ainda que as consultas ginecológicas foram mantidas, assim como os exames e todas as consultas especializadas.

A retomada das consultas de rotina com clínico geral e pediatra está sendo avaliada de acordo com a evolução da pandemia, sendo que ainda não há data definida.

Novos leitosNesta terça-feira, dia 16, o vereador Edemilson encaminhou ofício, via e-mail, ao prefeito de Salto e secretários municipais para solicitar que sejam providenciados novos leitos para atendimento a pacientes com o novo Coronavírus.

“No mês de março, mais precisamente no dia 23, estive no Hospital Monte Serrat, acompanhado do Dr. Renato Cassani, conhecendo as ações que estavam sendo preparadas para atender através dos serviços de pré-triagem diante da COVID-19, quando foi instalada uma tenda na frente do Hospital. Naquele momento foi afirmado que seriam disponibilizados 10 leitos UTI, e na verdade, apenas 6 foram disponibilizados, afinal esses leitos já existiam. Também fui informado que havia 19 respiradores. Conforme ofício encaminhado para esta administração, cobrei a criação de novos leitos, afinal o governo estava e está encaminhando recursos para esse fim”, salientou o vereador, que aproveitou para cobrar agilidade dessa ampliação no espaço do antigo Setor de Especialidades, pois conforme afirmado pelo Dr. Renato Cassani o lugar poderia abrigar com tranquilidade no mínimo 10 leitos.

“A cada dia que passa o número de pacientes vem crescendo e isso preocupa a falta de agilidade da Secretaria de Saúde na ampliação da estrutura ofertada. Somente nesta segunda-feira, 15, foram anunciados mais 14 casos”, destacou Edemilson.

*Com informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.