local acolhimento Creas pessoas situacao rua

Salto, 10 de junho de 2020

Nesta segunda-feira, dia 08, o vereador Edemilson Pereira dos Santos encaminhou ofício à Prefeitura de Salto solicitando que seja disponibilizada uma van para buscar as pessoas em situação de rua e levar ao Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), haja vista que já começou a funcionar o Plano de Acolhimento para essa população.

“Estou fazendo essa solicitação, pois conheço vários moradores de ruas, visto que participo de um grupo que ajuda no Projeto de Alimentação e somos sabedores, bem como essa Administração, que mesmo com espaço já disponibilizado para banho, alimentação e higienização de roupas, não é usado por todos. Portanto, a proposta de disponibilizar um veículo para buscá-los, pelo menos no primeiro dia para que possam conhecer o serviço disponibilizado, será de grande valia”, ressaltou o vereador.

Já na terça-feira, dia 09, o vereador enviou ofício ao prefeito de Salto agradecendo a atenção do Poder Executivo em acatar a sugestão para disponibilizar um local às pessoas em situação de rua, tendo em vista que isso nunca havia ocorrido anteriormente.

“O Espaço criado no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), já é um bom começo e sinal de valorização e respeito aos moradores, onde já tem espaço disponibilizado para banho e higienização de roupas. Porém, na noite passada somente três moradores compareceram no local e isso não pode ocorrer por falta de ação por parte da Secretaria de Ação Social. Faço um alerta também que, ao invés de deixar uma viatura da GCM no local, que a segurança seja feita por vigilantes, pois muitos dos moradores em situação de rua têm medo da polícia”.

No documento, Edemilson também solicitou que sejam encaminhadas para a Câmara as cópias das notas fiscais das tendas e barracas; e por qual período ficará montada está estrutura, bem como discriminar os valores diários das locações por equipamento e demais custos para funcionalidade do espaço de acolhimento.

*Com foto e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.