residuos canil

Salto, 05 de junho de 2020

O vereador Edemilson Pereira dos Santos fez nesta semana alguns encaminhamentos de ofícios ao prefeito Geraldo Garcia, pedindo providências para a solução dos problemas verificados. Em uma dessas solicitações, o vereador requisitou uma solução para uma grande quantidade de resíduos de reciclagem jogados em uma propriedade vizinha ao Canil Municipal.

“Os resíduos foram descartados por uma empresa, e isso trouxe consequências à vizinhança de chacareiros e aos animais que estão abrigados no Canil Municipal. Nesta semana pegou fogo na propriedade vizinha, o qual e atingiu essa grande quantidade de restos de materiais dispensados de maneira ilegal. Pela manhã ainda havia foco de fogo pelo local”, relatou Edemilson, apontando ainda outro problema que está ocorrendo próximo ao Canil.

“Está sendo feita a explosão de pedras com dinamites para exploração de paralelepípedos. Ou seja, os estampidos trazem pânico aos animais do Canil, que, assustados, latem desesperados. Num único dia foram cinco explosões nas proximidades. Favor verificar se existe licenciamento ambiental para exploração de pedras nessas proximidades, além das demais providências”, cobrou.

Painel de proteção – O representante do Legislativo saltense requisitou da Prefeitura a viabilidade de estudar a colocação de painel de acrílico ou vidro nas recepções dos postos de saúde do município, no tocante à exposição dos servidores dessa área, especialmente neste período de pandemia. “Os agentes administrativos que atendem nas recepções dos postos de saúde ficam expostos. Em alguns municípios já existe essa ação preventiva. Lembro ainda que esses servidores não possuem direito à insalubridade, outro item que precisa da atenção desta gestão. Já houve pedidos dos servidores, sem sucesso no parecer favorável”, explicou.

Tamponamento de buraco – Em outro pedido, o vereador Edemilson solicitou que o prefeito intervenha junto ao SAAE para o tamponamento de um buraco aberto pela autarquia na rua Luís Dias da Silva, em frente ao número 261, na Vila Teixeira. “Toda a via foi cortada pelo SAAE para manutenção e já faz quase um mês que o buraco continua sem reparos, causando transtornos para os motoristas, visto que é um obstáculo que expõe os veículos ao risco de danificar amortecedores e demais equipamentos”, salientou, acrescentando que na rua Sete de Setembro, próximo à padaria Bela Vista a uma loja de ração, foi feita outra intervenção pelo SAAE há quase um mês, e que também demanda atenção.

“São dezenas de vias na mesma situação, com buracos abertos pelo SAAE, mas sem o retorno ágil para a manutenção e liberação. A população precisa de respostas rápidas das ações”, enfatizou.

*Com fotos e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.