Imprimir

12 sessao ordinaria site

Salto, 20 de maio de 2020

Na terça-feira, dia 19, a Câmara da Estância Turística de Salto realizou a 12ª Sessão Ordinária de 2020, na qual o vereador Roberto Natalino Silveira, pelo Requerimento nº 106/2020, requisitou que a Prefeitura de Salto informe sobre o plano usado para minimizar os problemas causados ao comércio e empresas que estão fechados no município.

“Diante do cenário atual da pandemia da Covid-19, sabemos a importância de termos o isolamento social e de fechar os comércios que são avaliados como não essenciais, mas também é preocupante a questão do impacto que isso causou aos comerciantes, que são geradores de emprego e arrecadação”, destacou o vereador.

No documento, Natalino ainda questiona o Executivo com relação às ações que estão sendo tomadas para amenizar a situação, juntamente com a Associação Comercial e Associação das Indústrias, considerando que muitos comércios e empresas estão sem funcionar já faz semanas. “O Executivo tem conhecimento de quantas pessoas já perderam seus empregos e quantas lojas fecharam permanentemente no município? Também gostaria de saber o que está sendo feito para que os comerciantes e as empresas sejam auxiliados pelo poder público”.

12 sessao ordinaria site1

Confira os Requerimentos e Indicações encaminhados pelos demais vereadores:

Alexandre Martins “Xandão” – Com o Requerimento nº 100/2020 questionou a prefeitura sobre o custo estimado das obras de recapeamento das Ruas Escócia, Portugal e Bruxelas, no Jardim Elizabeth e a previsão para recapear as demais ruas do bairro. Por meio do Requerimento nº 101/2020 perguntou sobre o custo estimado do recapeamento das Ruas Monteiro Lobato e Machado de Assis, no Jardim Três Marias e a previsão para recapear o único trecho da Rua Machado Assis sem asfalto. Pelo Requerimento nº 102/2020 solicitou informações sobre a quantidade de leitos disponíveis para o tratamento dos pacientes acometidos pelo Coronavírus, em internação hospitalar e UTI e se todos os respiradores estão em pleno funcionamento..

Celso Charnoski “Alemão” – Pela Indicação nº 140/2020 requisitou que a Prefeitura realize a implantação de mais linhas de ônibus circulares para o trajeto entre a Rodoviária e o Jardim Santa Cruz. Por meio da Indicação nº 141/2020 pediu que seja feito o tamponamento de um buraco na Avenida Cásper Libero , próximo ao Supermercado Miranda, no Jardim Santa Cruz. Com a Indicação nº 142/2020 solicitou o tamponamento de um buraco na Avenida Amador Bueno, em frente à antiga escola, no Jardim Santa Cruz.

Edemilson Pereira dos Santos – Com o Requerimento nº 103/2020 solicitou à prefeitura relatório de todos os projetos desenvolvidos pela empresa Urba Arquitetura e Design para Cidades Ltda, que presta serviços de consultoria em engenharia de tráfego para elaboração de estudos e segurança viária no município de Salto e quais são os projetos que serão elaborados com o valor aditado de R$ 408.035,00, com vigência aditada de 6 meses. Pelo Requerimento nº 104/2020 solicitou informações sobre onde foram abrigados os móveis da antiga sede da Prefeitura, na Rua 9 de Julho, se haverá leilão dos materiais ou se foram destinados para outras repartições públicas, se o SAAE comprou novos móveis para a transferência à esse prédio e a relação de todos os cargos comissionados do SAAE, com as respectivas funções, incluindo os cargos de chefia. Por meio do Requerimento nº 105/2020 requisitou informações da composição dos jurados responsáveis pela classificação dos melhores vídeos referente ao Concurso “Quarentena Cultural”, uma iniciativa emergencial com o intuito de fortalecer e difundir a produção cultural local diante do cenário de crise sanitária causada pela COvid-19; se a Secretaria pretende destinar mais recursos com esse objetivo para o mês de junho e solicita acesso às 178 inscrições recebidas e cópia do emprenho do pagamento dos trabalhos realizados.

José Benedito de Carvalho “Macaia” – Através da Indicação nº 137/2020 solicitou que a prefeitura proceda a colocação de duas mesinhas com banquetas e instalação de lixeiras na área pública situada na Rua Valparaiso, nº 2, no Jardim Cidade III. Por meio da Indicação nº 138/2020 requisitou que seja feito o tamponamento de um buraco na Rua Botucatu, nº 217, no Jardim Cidade. Com a Indicação nº 139/2020 pediu que seja realizada a poda de uma árvore na Rua Joviniano de Souza Freire, nº 358, no Jardim Europa.

Luiz Carlos Batista “Luizão” – Com o Requerimento nº 97/2020 pediu que a prefeitura informe se há intenção de realizar a Virada Cultural ainda este ano, caso haja liberação do isolamento social. Pelo Requerimento nº 98/2020 requisitou informações sobre as vistorias e manutenções na Ponte Velha sentido Salto-Itu. Por meio do Requerimento nº 99/2020 solicitou informações sobre o cronograma de obras de prolongamento da Avenida Tranquilo Gianini, interligando até a Vila dos Eucaliptos.

Márcio Conrado – Através do Requerimento nº 108/2020 requisitou que a prefeitura informe sobre a necessidade em comprar um closet de quase R$ 8.000,00 para pendurar roupas pessoais.

Vinícius Saudino de Moraes – Com a Indicação nº 143/2020 solicitou a criação de uma casa de acolhimento aos moradores de rua para que possam ter higiene básica, alimentação e local para pernoitar. Pela Indicação nº 144/2020 pediu que a prefeitura proceda a construção de uma passarela para pedestres na Avenida Getúlio Vargas, no trecho que interliga o Jardim Elizabeth com o Supermercado São Vicente.

REQUERIMENTOS SUJEITOS À DELIBERAÇÃO DO PLENÁRIO – ARTIGOS 102 a 104 DO REGIMENTO INTERNO:

Nº 107/2020 – Vereador Vinícius Saudino de Moraes e outros – Votos de Congratulações e Louvor aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente ao combate do Coronavírus. VOTADO E APROVADO.

**Para a 13ª Sessão Ordinária, a ser realizada no dia 26 de maio (terça-feira), foram convocados os seguintes projetos para discussão e votação.

- PROJETO DE LEI Nº 13, DE 09 DE MARÇO DE 2020 - (Autoria do Vereador Márcio Conrado) - Estabelece a obrigatoriedade de afixação de placas informativas referente ao direito à gratuidade de serviços funerários aos usuários em situação de vulnerabilidade e risco social na Estância Turística de Salto.

- PROJETO DE LEI Nº 14, DE 09 DE MARÇO DE 2020 - (Autoria do Vereador Edemilson Pereira dos Santos) - Dispõe sobre o embarque e desembarque de pessoas idosas nos veículos de transporte coletivo urbano na Estância Turística de Salto e dá outras providências.

- PROJETO DE LEI Nº 15/2020 - (Autoria da Mesa da Câmara) - Dá denominação para a área de lazer localizada no bairro Madre Paulina de “Clemência Souza da Silva”.

- PROJETO DE LEI Nº 16, DE 11 DE MARÇO DE 2020 - (Autoria do Vereador Álvaro Pacheco) - Dispõe sobre a criação da Semana da Diversidade e sua inclusão no Calendário Oficial da Estância Turística de Salto, da divulgação, da programação por meios oficiais, entre outras providências.

- VETO TOTAL AO PROJETO DE LEI Nº 10, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2020 - (AUTÓGRAFO Nº 08/2020).

**Confira na íntegra o vídeo da 12ª Sessão Ordinária de 2020.