Imprimir

reuniao comissao organizacao site

Salto, 18 de maio de 2020

Os vereadores que integram a Comissão de Organização, do Governo Municipal, da Ordem Econômica e da Ordem Social da Câmara de Salto – Edemilson Pereira dos Santos, Márcio Conrado e Cícero Granjeiro Landim fizeram uma série de questionamentos nesta segunda-feira, dia 18, ao prefeito Geraldo Garcia, “com o objetivo de obter transparência do Poder Executivo, tendo em vista que requerimentos e ofícios, como sempre, não estão sendo respondidos”.

Dentre os questionamentos feitos, os vereadores perguntam ao chefe do Executivo se ocorreu a ampliação de leitos de UTI para atendimento dos infectados pela Covid-19, conforme prometido desde o início da pandemia pelos responsáveis pelo Hospital Monte Serrat e pela Secretaria da Saúde, bem como indagam sobre o número de leitos disponíveis e solicitam o encaminhamento de cópia do cronograma de ações adotadas para melhores o atendimento aos pacientes com o Coronavírus.

“Existem equipes exclusivas para o Coronavírus? Temos informações de que, desde o início, estavam funcionando equipes separadas e, na quarta-feira, dia 1º/04, foi suspenso esse trabalho formatado pela equipe do Hospital, sendo os médicos obrigados a atuar tanto no atendimento da UTI e também no setor da Covid-19”, indagam.

Outro pedido feito pela Comissão refere-se ao envio de uma relação de todos os contratos da Prefeitura de Salto que sofreram interferência ou suspensão/redução de custos neste período de pandemia do Coronavírus, constando o período e o valor da redução, além do envio de cópias de contratos e notas fiscais de todas as contratações por dispensa de licitação dos contratos emergenciais com as empresas para o combate à Covid-19. Os vereadores questionam ainda se ocorreu alguma mudança contratual com o objetivo de aumentar os números de profissionais à disposição para atender à demanda da Covid-19.

“Houve redução de atendimento de pacientes, em geral, no Hospital Monte Serrat, desde que iniciou a quarentena estadual e municipal, em 24 de março, até o presente momento? Quantas cirurgias eletivas do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) foram canceladas neste período de quarentena até o presente momento?”, questionam.

Os vereadores também requisitam do prefeito Geraldo Garcia quais foram as alterações orçamentárias ou dobro das dotações orçamentárias realizadas desde o início da pandemia, via Decreto, até o presente momento. Eles pedem ainda que seja revista a decisão da suspensão do atendimento ambulatorial, pois infelizmente essa medida tem trazido preocupações a muitos pacientes, pois a interrupção ou suspensão está colocando em risco a saúde deles, sendo necessária a retomada parcial do serviço ambulatorial com as remarcações de procedimentos, exames e consultas, e que as demandas que já existiam sejam priorizadas.

“Quais medidas e ações estão sendo tomadas para a flexibilização e reabertura planejada do funcionamento do comércio e serviços? Afinal é preciso buscar o equilíbrio entre as ações de saúde e a retomada das atividades gradualmente, garantindo aos empregados e empregadores segurança jurídica, econômica e sanitária”, finalizam os membros da Comissão.

Ofício ao presidente da Câmara – Edemilson, Márcio e Cícero também enviaram no dia de hoje um ofício ao presidente da Câmara de Salto, Lafaiete Pinheiro dos Santos, pedindo que ele e os demais membros da Mesa Diretora analisem a possibilidade de devolver parte dos recursos repassados mensalmente pela Prefeitura de Salto, por meio do duodécimo para a Casa de Leis, a fim de ser investido na saúde, “pois este é um momento de união, em que os poderes públicos devem trabalhar de maneira conjunta em prol da comunidade”.

“O nosso pedido é que os recursos sejam destinados à área da saúde, para comprar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras e luvas, realização de exames, além de medicamentos para nossos munícipes. Em nosso ponto de vista, essa é uma boa hora, no tocante à arrecadação municipal estar em queda e o montante poderá ser usado combate à pandemia da Covid-19. É importante unirmos forças para evitar que essa doença se prolifere em nosso município”, explicam os vereadores.

*Com informações dos vereadores Edemilson, Márcio e Cícero.