Imprimir

10 sessao ordinaria site

Salto, 05 de maio de 2020

Na terça-feira, dia 05, a Câmara da Estância Turística de Salto realizou a 10ª Sessão Ordinária de 2020, na qual o vereador Márcio Conrado, por meio da Indicação nº 114/2020 requisitou que a Prefeitura de Salto verifique a possibilidade de instalar barreiras sanitárias nas entradas da cidade.

Segundo destacou na propositura, o objetivo é identificar possíveis pessoas com sintomas do novo Coronavírus (Covid-19), ressaltando que a medida não é punitiva, mas sim de orientação e proteção da população em geral.

Já com a Indicação nº 113/2020, solicitou que a prefeitura emita um Decreto Municipal para tornar obrigatório o uso massivo de máscaras faciais pelos munícipes de Salto, a fim de evitar a transmissão comunitária do novo Coronavírus. O vereador destaca que esta medida é reconhecida pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e Organização Mundial de Saúde (OMS). “Sugiro que o Decreto determine a obrigação do uso de máscaras, podendo ser de tecido, durante o deslocamento em vias públicas e nos estabelecimentos que tem funcionamento autorizado pela autoridade municipal”.

Através da Indicação nº 115/2020 solicitou que a Prefeitura de Salto proceda a implantação de sinalização e iluminação pública na ponte que interliga os bairros CECAP II e Jardim Cidade. “Esta providência é importante, visto que na referida ponte houve recentemente atropelamento de um pedestre e os moradores da região alegam que o motivo do acidente foi a falta de iluminação e sinalização. Além disso, esta situação enseja a ação de criminosos e vândalos, já que à noite o local é bastante escuro”.

10 sessao ordinaria

Confira os Requerimentos e Indicações encaminhados pelos demais vereadores:

Alexandre Martins “Xandão” – Pela Indicação nº 116/2020 solicitou a possibilidade de realizar parcerias com o setor privado e universidades para a manutenção e recuperação de aparelhos hospitalares, tais como respiradores. Com a Indicação nº 117/2020 requisitou a instalação de uma base de monitoramento de queimadas na nova sede da prefeitura.

Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho” – Por meio do Requerimento nº 87/2020 solicitou que a Prefeitura informe sobre as medidas que estão sendo tomadas referente ao uso de máscaras nos órgãos públicos e locais públicos e se existe algum plano de contingência junto à Caixa Econômica Federal e lotéricas para evitar aglomerações. Pelo Requerimento nº 88/2020 solicitou que a Superintendência da Caixa Econômica Federal informe sobre as medidas que estão sendo adotadas para minimizar a concentração de pessoas nas filas de espera.

Edemilson Pereira dos Santos – Com a Indicação nº 121/2020 solicitou que a Prefietura conceda a isenção temporária de impostos municipais, tais como taxa de licença de funcionamento e de vigilância sanitária, e realize renovação automática dos alvarás para os ambulantes, comerciantes, prestadores de serviços de transporte de passageiros (taxistas), transportes escolares e outros. Com a Indicação nº 122/2020 pediu que a Prefeitura suspenda a cobrança de tarifa de esgoto e que os moradores sejam reembolsados pelos valores pagos nos últimos três meses pelos problemas de vazamentos de esgoto não solucionados no município. Pela Indicação nº 123/2020 requisitou que seja feito um estudo para providenciar uma solução para a superlotação do transporte coletivo em horários de picos, após as reduções de ônibus em circulação, para que se evitem aglomerações.

José Benedito de Carvalho “Macaia” – Através da Indicação nº 110/2020 pediu que a Prefeitura realize a poda das árvores situadas na extensão da Rua Primeiro de Maio, no bairro Nossa Senhora do Monte Serrat. Com a Indicação nº 111/2020 solicitou a poda das árvores da área pública localizada na esquina da Avenida das Bandeiras e Rua São Paulo, no bairro CECAP. Por meio da Indicação nº 112/2020 requisitou que seja feito o conserto da cobertura do ponto de ônibus localizado na Rua Dourados, 84, Salto de São José.

Luiz Carlos Batista “Luizão” – Por meio da Indicação nº 118/2020 solicitou que a Prefeitura proceda a implantação de um semáforo no cruzamento da Avenida dos Migrantes coma Rua 9 de Julho, no Jardim Pagliato. Pela Indicação nº 119/2020 requisitou a construção de uma área de lazer em uma área pública localizada na esquina das Ruas Japão e Marechal Deodoro, no Jardim das Nações. Com a Indicação nº 120/2020 pediu que a Prefeitura realize o recapeamento asfáltico em toda a extensão da Avenida dos Migrantes, no Jardim Planalto.

Tribuna  O vereador Otávio José Castanha Miralhes solicitou a dispensa do Tema Livre dos vereadores. Foram contrários ao cancelamento do uso da Tribuna os vereadores Edemilson Pereira dos Santos, Márcio Conrado, Cícero Granjeiro Landim, Antônio Cordeiro dos Santos, Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”, Alexandre Martins “Xandão”, Vinícius Saudino de Moraes e Roberto Natalino Silveira.

Os demais vereadores (Álvaro Pacheco, Celso Charnoski “Alemão do Santa Cruz”, Clodoaldo Martins de Oliveira, Ezequiel de Souza Damasceno “Kiel”, José Benedito de Carvalho “Macaia”, Luiz Carlos Batista “Luizão”, Nilson Benedito da Silva “Neguinho do Açougue”, Otávio José Castanha Miralhes) se posicionaram a favor do cancelamento do uso da Tribuna, e com o empate dos votos favoráveis e contrários foi necessário o voto do presidente, o qual se posicionou a favor do cancelamento da tribuna nesta sessão. Desta maneira, a solicitação de dispensa do Tema Livre foi aprovada por maioria de votos.

**Para a 11ª Sessão Ordinária, a ser realizada no dia 12 de maio (terça-feira), não foi convocado nenhum projeto para discussão e votação.

**Confira na íntegra o vídeo da 10ª Sessão Ordinária de 2020.