autores requerimento comissao covid 19 site

Salto, 30 de abril de 2020

A Comissão Especial de Representação de Enfrentamento ao Covid-19, criada na Câmara de Salto durante a sessão ordinária do último dia 28 de abril – por meio de requerimento apresentado pelos vereadores Edemilson Pereira dos Santos, Cícero Granjeiro Landim, Márcio Conrado, Alexandre Martins “Xandão”, Antônio Cordeiro dos Santos e Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho” –, fez na manhã hoje sua primeira reunião na Casa de Leis. O objetivo da comissão, que terá a duração de 90 dias, podendo ser prorrogada por igual período, é desenvolver ações para acompanhar a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira e seus impactos sociais e econômicos no Município de Salto.

Durante a reunião, foram definidos os cargos dos cinco componentes da comissão, ficando definido que o vereador Edemilson Pereira dos Santos será o presidente, Cícero Granjeiro Landim o relator, Vinícius Saudino de Moraes o secretário e, na condição de membros, os vereadores José Benedito de Carvalho “Macaia” e Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho”.

Nesse primeiro encontro, foram debatidas as ações que estão sendo tomadas pelo Executivo desde o início da pandemia, conforme o primeiro Decreto e outras publicações posteriores. Também ficou definido o encaminhamento, ao Executivo, de solicitações de documentos por meio de ofícios, das alterações orçamentárias realizadas pela abertura de créditos adicionais extraordinários e o encaminhamento de dados comprobatórios de repasses dos governos Federal e Estadual de combate ao novo Coronavírus, contratações sem licitação conforme Decreto de calamidade pública, possíveis alterações contratuais, quais obras foram realizadas e valores gastos até o presente momento, decorrentes do combate à disseminação do Covid-19.

Foram debatidas ainda as informações sobre o último Boletim Coronavírus divulgado pela Prefeitura de Salto, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

Na sequência, os membros da comissão despacharam seus primeiros ofícios ao prefeito Geraldo Garcia, questionando, dentre outros assuntos, se houve alguma mudança contratual com o objetivo de aumentar o número de profissionais à disposição para atender à demanda do Covid-19, se houve redução de atendimentos de pacientes no Hospital Monte Serrat desde que se iniciaram as quarentenas estadual e municipal, e quantas cirurgias eletivas do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) foram canceladas desde então.

Outra preocupação da comissão diz respeito aos 10 leitos de UTI do Hospital Monte Serrat, se a estrutura foi dividida em duas alas, sendo cinco para pacientes normais e cinco para o Covid-19, conforme informações recebidas, e se existem equipes exclusivas para o Coronavírus.

Em outro ofício, a comissão solicita a retomada parcialmente do serviço ambulatorial com as remarcações de consultas, exames e procedimentos que não puderam ocorrer, demandas que já existiam e que devem ser priorizadas.

A Comissão Especial de Representação de Enfrentamento ao Covid-19, em outro documento, pede a relação de disponibilização de materiais EPIs para GCM, PM, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, escolas municipais, postos de saúde, setores públicos e Hospital Municipal. “O que foi disponibilizado? Quando? Foram doações ou materiais comprados pela Prefeitura?”.

“Foram disponibilizados aos servidores da Guarda Civil Municipal, um álcool gel, um par de luvas e uma máscara. Acreditamos que não seja o suficiente para quem faz abordagem e trabalho de apoio em prol da segurança pública. Afinal, eles também têm famílias, precisam voltar para casa em segurança. A luva é descartável, então não dá para usar por 30 dias, e a máscara também não”, ressaltam os membros da comissão.

*Com informações da Comissão Especial de Representação de Enfrentamento ao Covid-19.