deputados Caue Gilmaci Rogerio Rodrigo

Salto, 13 de fevereiro de 2020

Na tarde de quarta-feira, dia 12, os vereadores Roberto Natalino Silveira, Vinícius Saudino de Moraes, José Benedito de Carvalho “Macaia” e Álvaro Pacheco estiveram na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) em reunião com os deputados Cauê Macris, presidente da Alesp; Rodrigo Moraes, Rogério Nogueira e Gilmaci Santos, para buscar apoio desses parlamentares na resolução dos problemas provocados pelo grande volume de chuva que, além da capital e da região metropolitana, atingiu também o interior do estado entre domingo e segunda-feira desta semana, principalmente as cidades banhadas pelo rio Tietê, como é o caso de Salto.

Por meio de ofícios e fotos entregues aos quatro deputados, os vereadores relataram que foram contabilizados dezenas de prejuízos a diversas famílias que tiveram suas casas invadidas pela água, tendo perdido tudo, vivendo um verdadeiro flagelo, além dos danos morais e traumas que certamente seguirão pelo resto de suas vidas.

Também destacaram que em Salto fica a maior queda d’água dos 1.150km de extensão que o Tietê percorre, além de o município ficar abaixo do leito que passa por São Paulo, Pirapora do Bom Jesus e Cabreúva, onde se concentram as mais importantes barragens do sistema, que, no presente caso, não conseguiu reter o grande volume de água que atingiu Salto.

Natalino, Vinícius, Macaia e Álvaro disseram ainda aos parlamentares todo lixo descartado incorretamente nas margens do rio ou no seu próprio leito segue seu curso e atinge duramente o município de Salto, que acaba recebendo toneladas de garrafas PETs, plásticos, restos de construção, brinquedos, madeiras e uma infinidade de outras impurezas,  que infelizmente sobrecarregam a limpeza pública,  além de causar danos à natureza e às pessoas.

Durante a reunião, os vereadores aproveitaram para solicitar aos deputados que venham para Salto, a fim de verem pessoalmente a situação dos locais que foram alagados pelas águas do rio Tietê, bem como pediram que providências imediatas sejam tomadas com a maior brevidade possível.

deputado Gilmaci Santos

Obras de contenção em pontes – Os vereadores Natalino, Vinícius, Macaia e Álvaro aproveitaram a oportunidade da reunião com os deputados estaduais para levar ao conhecimento deles o Decreto nº 31, de 04 de fevereiro de 2020, por meio do qual o prefeito Geraldo Garcia declarou situação de emergência nas áreas do município afetadas pela situação anormal, caracterizada pelo volume imprevisível de chuvas intensas que geraram inundações no último dia 03 de fevereiro.

A partir desse decreto, a Prefeitura solicitou orçamento para execução de contenção na rua Marechal Deodoro da Fonseca, junto à ponte sobre o Jundiaí – no valor de R$ 570.490,11 (quinhentos e setenta mil, quatrocentos e noventa reais e onze centavos) –, e também para execução de contenção no encontro da ponte sobre o córrego do Ajudante, na avenida Getúlio Vargas, sentido centro-bairro – no valor de R$ 726.521,85 (setecentos e vinte e seis mil, quinhentos e vinte e um reais e oitenta e cinco centavos).

As planilhas com o detalhamento desses valores foram repassadas aos deputados, aos quais os vereadores pediram apoio junto ao Governo do Estado, para a liberação de recursos que auxiliem a Prefeitura na execução dessas obras. Os vereadores também irão ao Palácio dos Bandeirantes para se reunir com representantes do Governo, com o objetivo de reforçar essas demandas.

deputado Rodrigo Moraes

Pavimentação asfáltica no Buru – Em outro ofício apresentado aos deputados Cauê Macris, Rodrigo Moraes, Rogério Nogueira e Gilmaci Santos, os vereadores saltenses requisitam que os parlamentares intervenham junto ao governador João Doria, para que sejam liberadas as obras de pavimentação asfáltica na Estrada Municipal SLT-161, que dá acesso ao bairro Buru e ao condomínio Santa Isabel.

Natalino, Vinícius, Macaia e Álvaro explicaram que os recursos para essa obra já foram solicitados pela Prefeitura de Salto e estão na responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), motivo pelo qual solicitam a intermediação dos deputados para que as obras sejam iniciadas o mais breve possível.

“As vias do bairro supramencionado são de terra, e existem quase 200 famílias morando na região. Diariamente muitos veículos circulam por essas vias, como vans escolares, ônibus coletivos e outros. Em dias de chuva as vias de terra viram um grande lamaçal, fazendo com que esses veículos fiquem atolados e precisem de ajuda de guincho para retirá-los. Além disso, é importante destacar que a vida dos moradores está em risco, pois à noite a escuridão toma conta das vias, necessitando de postes de iluminação para garantir a segurança para aqueles que precisam se locomover a pé em um determinado trecho”, ressalta o documento.

*Com fotos e informações do vereador Roberto Natalino Silveira.