camapnha fraternidade 2020 02

Salto, 12 de fevereiro de 2020

Na terça-feira, dia 11, na 2ª Sessão Ordinária de 2020, realizada na Câmara da Estância Turística de Salto, o diácono José Carlos Pascoal, representando a Região 8 (Salto), em nome da Diocese de Jundiaí, fez uso da Tribuna Livre para apresentar a Campanha da Fraternidade 2020, que neste ano possui como tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso” e o lema “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10, 33-34).

O objetivo geral da campanha é: “Conscientizar, à luz da Palavra de Deus, para o sentido da vida como Dom e Compromisso, que se traduz em relação de mútuo cuidado entre as pessoas, na família, na comunidade, na sociedade e no planeta, nossa Casa Comum”.

camapnha fraternidade 2020 01

Na ocasião, o diácono estava acompanhado pelos coordenadores Fábio Noronha e Wellington Gessoli, o qual realizou a entrega do texto-base da campanha ao presidente da Câmara, Lafaiete Pinheiro dos Santos.

“Contamos com o apoio de todos os vereadores para ter dentro da solidariedade, compaixão e misericórdia uma luta empenhada nas políticas públicas, pois é ela que abre espaço para melhoria de vida da população”, enfatizou Pascoal.

Confira os Requerimentos e Indicações encaminhados pelos vereadores:

Alexandre Martins “Xandão”Por meio do Requerimento nº 17/2020, solicita melhorias na clínica de saúde do bairro CECAP, conforme solicitado na Indicação nº 473/2019. Com a Indicação nº 24/2020, requisita que seja feito o serviço de poda de árvore, roçagem do mato alto e manutenção do campo de futebol da área de lazer do Jardim Nova Era. Pela Indicação nº 25/2020, pediu que seja feito um estudo para instalar placas de rotas alternativas para o acesso aos hospitais particulares e públicos de Salto.

Antônio Cordeiro dos SantosCom a Indicação nº 26/2020, solicitou a poda de uma árvore situada na Rua Antônio de Salema, altura do nº 1080, no Jardim Santa Cruz.

Celso Charnoski “Alemão”Pelo Requerimento nº 12/2020, pediu informações sobre a existência de algum projeto para a realização da pintura de todas as creches e escolas do município. Com a Indicação nº 18/2020 requisitou a implantação de uma placa de sinalização na Rua Roque Lazzazera, esquina com a Avenida Marechal Rondon, indicando a localização da Igreja Católica do bairro CECAP. Por meio da Indicação nº 19/2020, reivindicou que seja feita a implantação de geradores de energia elétrica no Centro de Captação de Água do Jardim das Nações.

Cícero Granjeiro Landim – Com a Indicação nº 28/2020, solicitou a instalação de redes wireless para acesso de internet gratuitamente aos usuários dos equipamentos públicos municipais de práticas esportivas.

Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho” – Por meio do Requerimento nº 13/2020, solicitou informações sobre a existência de algum planejamento para melhorar a drenagem das águas pluviais em frente ao Condomínio Ilha das Águas, localizado na Avenida Presidente Jânio Quadros, no Jardim Bandeirantes. Com a Indicação nº 20/2020, requisitou providências acerca das raízes das árvores localizadas ao fundo das casas localizadas na Rua Estado do Pernambuco, altura do nº 478, no bairro São Pedro e São Paulo.

Edemilson Pereira dos Santos – Pelo Requerimento nº 16/2020 pediu que seja encaminhado um relatório de prestação de publicidade e propaganda pela empresa Opus Sapientiae Propaganda Marketing & Publicidade Ltda, desde 2018, com os custos da revista impressa pelo poder público no mês de janeiro, gastos com outdoors, tendo em vista que os gastos tiveram um crescimento expressivo comparados aos anos anteriores. Com a Indicação nº 29/2020 solicitou a alteração em todos os cruzamentos semafóricos para 5 segundos, beneficiando todos os usuários em todas as vias de circulação de veículos, para que os motoristas tenham tempo hábil de passagem dos veículos entre os sinais amarelo e vermelho; e implantação de semáforos com contagem regressiva nos principais cruzamentos da cidade.

José Benedito de Carvalho “Macaia” – Com a Indicação nº 21/2020 solicitou a capinação e a colocação de duas mesinhas com banquetas na área pública localizada na Rua João Leme do Prado, nº 775, no Jardim Santa Efigênia. Por meio da Indicação nº 22/2020 requisitou a implantação de contêineres de cor azul no Jardim Iperial. Pela Indicação nº 23/2020 reivindicou a implantação de contêiner na Rua Caramuru, altura do nº 88, na Vila Norma.

Marcio Conrado – Através do Requerimento nº 18/2020 solicitou cópia integral do memorial descritivo e do Projeto do Executivo da obra do trevo da Avenida José Maria Marques de Oliveira.

Otávio José Castanha Miralhes – Pelo Requerimento nº 14/2020 – em conjunto com os vereadores Lafaiete Pinheiro dos Santos e Clodoaldo Martins de Oliveira – solicitou informações sobre a previsão do término das obras na Avenida José Maria Marques de oliveira, em frente ao Condomínio Pícolo Paese.

Roberto Natalino Silveira – Com o Requerimento nº 15/2020 solicitou que a Empresa América Latina Logística (ALL) proceda a limpeza e roçagem de mato alto nas margens da linha férrea no trecho paralelo a Rua Ribeirão Preto, no Jardim Marília. Pela Indicação nº 27/2020 pediu que seja feita a implantação de bueiros e canaletas para escoamento das águas pluviais; e recapeamento dos asfalto e sinalização viária na extensão da Rua Ribeirão Preto, no Jardim Marília.

PROJETOS APRESENTADOS PELOS VEREADORES:

- Projeto de Lei nº 03/2020 – Mesa da Câmara – Dá a denominação para a Estrada Municipal SLT 170 – trecho compreendido entre a Ponte do Rio Burú até a rotatória (bifurcação da Estrada Municipal SLT161).

- Projeto de Lei nº 04/2020 – Mesa da Câmara – Dá a denominação para a Estrada Municipal SLT 170 – trecho compreendido entre a rotatória (bifurcação da Estrada Municipal SLT161) até a divisa com o município de Elias Fausto.

- Projeto de Lei nº 06/2020 – Vereador Cícero Granjeiro Landim – Dispõe sobre a divulgação mensal de informações em meios institucionais sobre o tempo de espera e número de pacientes/usuários aguardando atendimento em unidades de saúde na Estância Turística de Salto.

- Projeto de Lei nº 07/2020 – Vereador Cícero Granjeiro Landim – Dispõe sobre o direito de aquisição e instalação de bloqueadores de ar (eliminadores de ar) nos hidrômetros a todos os imóveis comerciais e residenciais da Estância Turística de Salto, e dá outras providências.

- Projeto de Lei nº 08/2020 – Vereador Divaldo Aparecido dos Santos “Garotinho” – Dispõe sobre a inclusão no Calendário de Eventos Oficiais do município da Estância Turística de Salto o Festival CAEL em CENA.

- Projeto de Lei nº 09/2020 – Vereador Edemilson Pereira dos Santos – Dispõe sobre o registro da violência contra a mulher no prontuário médico, no âmbito dos serviços de saúde no município de Salto.

ORDEM DO DIA:

Projeto de Lei nº 50/2019 – Vereador Lafaiete Pinheiro dos Santos – Dispõe sobre a inclusão no calendário de eventos oficiais do município o Passeio Outubro Rosa. VOTADO E APROVADO.

REQUERIMENTOS SUJEITOS À DELIBERAÇÃO DO PLENÁRIO – ARTIGOS 102 a 104 DO REGIMENTO INTERNO:

Nº 19/2020 – Vereadores Roberto Natalino Silveira, Celso Charnoski e José Benedito de Carvalho – Prefeitura Municipal, c/c SAAE e Conasa – Solicitando o comparecimento do Superintendente do SAAE, Sr. Pérsio Augusto de Paula, juntamente com o representante da Conasa Sanesalto, para apresentar soluções sobre os problemas de vazamentos de esgoto no município. VOTADO E APROVADO.

**Para a 3ª Sessão Ordinária, a ser realizada no dia 18 de fevereiro (terça-feira), foi convocado o seguinte projeto para discussão e votação:

- VETO PARCIAL AO PROJETO DE LEI Nº 45, DE 24 DE OUTUBRO DE 2019 (AUTÓGRAFO Nº 30/2019).

**Confira na íntegra o vídeo da 2ª Sessão Ordinária de 2020.