Instituto Zoom site

Salto, 23 de janeiro de 2020

Por meio de ofício enviado à Prefeitura de Salto, o vereador Edemilson Pereira dos Santos cobrou do prefeito Geraldo Garcia que seja disponibilizado transporte escolar especial para os alunos do Instituto Zoom, que garante o atendimento social e clínico-pedagógico de estudantes com TEA (Transtorno do Espectro Autista) de todos os bairros e da zona rural do município.

“Muitas mães estão procurando esta Casa de Leis para pedir apoio e conseguir o transporte para seus filhos, pois muitos têm dificuldade de se locomover desacompanhados, sem falar da dificuldade do acesso ao transporte coletivo, pois os horários e itinerários dificultam muito, sendo necessário um transporte especial no trajeto residência/escola/residência. Minha solicitação é para que esta gestão atenda às garantias constitucionais de acesso à educação com o objetivo de promover a inclusão para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Atualmente, é disponibilizado o transporte coletivo comum, e isso tem dificultado o cotidiano de muitas famílias, porque muitos portadores apresentam comportamentos que os impedem de usar circular”, explica o vereador.

Edemilson destaca que o Instituto Zoom presta um excelentíssimo serviço em nosso município, pautado na inclusão social, trabalhando de maneira ímpar como a educação inclusiva de autistas, e muitas famílias não têm veículo próprio ou condições de pagar um transporte particular, por isso sua solicitação da disponibilização do transporte porta a porta.

“Elenco neste documento a Lei nº 12.764/12, a qual instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, bem como o artigo 208 da Constituição Federal, que destaca que o dever do Estado para com a educação será efetivado mediante a garantia de atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático, escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde”, pontua.

O vereador Edemilson finaliza o documento reforçando que sejam cumpridas as diretrizes do transporte adequado, afinal isso é o mínimo que o Poder Executivo tem que fazer: prestar serviço de transporte aos alunos no trajeto residência/escola/residência, a fim de que sejam resguardados os princípios da dignidade da pessoa humana, igualdade e proteção integral da criança e do adolescente e os direitos à educação, convivência social e respeito.

*Com foto retirada do site do Instituto Zoom e informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.