Imprimir

vereador Edemilson site

Salto, 17 de janeiro de 2020

Dando continuidade ao seu trabalho de fiscalização referente ao Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH), entidade contratada pela Prefeitura de Salto para administrar o Hospital Municipal e Maternidade Nossa Senhora do Monte Serrat, o vereador Edemilson Pereira dos Santos acionou o Conselho Regional de Medicina (Cremesp), em sua regional de Sorocaba, a fim de expor o grave fato que está ocorrendo no Hospital Municipal e no Ambulatório Médico de Especialidades (AME).

“Esta Casa de Leis está recebendo denúncias, inclusive de servidores, da falta de medicamentos. Isso já vem ocorrendo há alguns dias. Nós solicitamos providências ao prefeito e ao secretário de Saúde, encaminhamos por diversas vezes ofícios cobrando medidas e avisos urgentes, visto que também há a falta de pagamentos dos funcionários. Hoje pela manhã recebemos mais queixas de falta de medicamentos, conforme segue em anexo o ofício protocolado na Administração Pública e instituição.

Sendo assim, pedimos certa intervenção com urgência, visto que isso pode prejudicar vidas de pacientes. Ressaltando que já há denúncias de familiares de pacientes que vieram a óbito por possíveis negligências, ausência de medicamentos e demais materiais de atendimento. Estamos cobrando as devidas apurações dos gestores”, explicou o vereador no documento enviado ao Cremesp.

Edemilson também apresentou denúncia no Ministério Público do Trabalho (MPT) pela demora no pagamento do salário dos funcionários. Na quinta-feira, dia 16, alguns funcionários receberam seus pagamentos, porém sem os devidos adicionais, como insalubridade e adicional noturno.

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH) é o responsável pela gestão e operacionalização dos serviços de saúde prestados com um contrato de 12 meses, iniciado em dezembro de 2019, no valor mensal de R$ 3.739.985,00 (três milhões, setecentos e trinta e nove mil, novecentos e oitenta e cinco reais).

Postos de Saúde – O vereador Edemilson encaminhou ao prefeito Geraldo Garcia uma solicitação também na área da saúde, pedindo que seja verificada, junto aos Postos de Saúde, a falta de medicamentos para os pacientes portadores de HIV no município. “Segundo informações de pacientes, o problema ocorre somente em Salto, sendo que na região o estoque dos medicamentos para o tratamento está regularizado. De acordo com os reclamantes, estão faltando os seguintes medicamentos e sem previsão de chegada, conforme foram informados: Dolutegravir, Lamivudina e Tenofovir. Portanto, solicito a atenção para essas queixas, a fim de ser feita a regularização o mais breve possível”, enfatizou.

*Com informações do vereador Edemilson Pereira dos Santos.